A candidatura, segundo a estrutura local do PSD, pretende refletir "o equilíbrio entre experiência e renovação", dois pilares que a coligação pretende afirmar tanto a nível local como nacional.
Miguel Dinis Correia traz "experiência e dedicação à causa pública"
Com um percurso reconhecido na área política e na administração pública, Miguel Dinis Correia é apresentado como um candidato que representa a "competência, a proximidade e o compromisso com a causa pública". Natural de Baião, tem desempenhado várias funções ligadas ao desenvolvimento local e conhece "profundamente os desafios e as necessidades do concelho".
A sua inclusão na lista da Aliança Democrática é vista como "uma aposta sólida na representatividade e no conhecimento do território, numa altura em que a confiança e a ligação ao eleitorado são determinantes".
Francisca Valente representa "a juventude e o futuro"
Já Francisca Valente surge como o rosto da "renovação política e da aposta nas novas gerações". Jovem e envolvida nas dinâmicas locais, a sua candidatura representa, segundo a nota oficial, "o espírito de inovação, o diálogo intergeracional e a construção de soluções para os desafios do futuro".
A presença de Francisca Valente na lista procura também "incentivar a participação cívica dos jovens, afirmando a abertura do PSD à diversidade de vozes e à renovação dos quadros políticos nacionais".
A coligação AD reafirma, com estas escolhas, o "compromisso com uma representação equilibrada e próxima das comunidades locais, apostando simultaneamente em nomes com provas dadas e em novos protagonistas com vontade de construir o futuro".