logo-a-verdade.svg
Penafiel
Leitura: 3 min

Agrival abriu portas a Baião e Paços de Ferreira: gastronomia, cultura e identidade em destaque

A Agrival – Feira Agrícola do Vale do Sousa, que decorre em Penafiel até domingo, 31 de agosto, destacou esta sexta-feira, 29 de agosto, os municípios de Baião e de Paços de Ferreira, no stand da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa.

Redação

Em representação de Baião, o vereador do Património Municipal, José Manuel Lima Soares, sublinhou a importância da participação do concelho no certame, destacando que este é um espaço privilegiado para mostrar a região e atrair visitantes.

“Baião trouxe alegria, trouxe esta dinâmica que transmitimos às pessoas, que é levar as pessoas a Baião. O nosso dilema há muitos anos era como fazíamos chegar as pessoas a Baião e, a partir do momento que lá iam, naturalmente voltavam e levavam outras. Hoje trazemos Baião à Agrival, com orgulho em integrar a Comunidade Intermunicipal”, afirmou o vereador. 

O vereador referiu ainda que a presença de Baião na feira é fundamental para dar a conhecer a gastronomia, o turismo, o património, os alojamentos locais e as gentes do concelho.

Aproveitou também para lançar o convite à visita, salientando os eventos gastronómicos que marcam o calendário baionense: "Diria para irem a Baião e deliciarem-se com a nossa gastronomia, com o nosso anho assado, o arroz de forno, os nossos enchidos e fumeiro".

Também o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Paulo Jorge Rodrigues Ferreira, marcou presença, reforçando a relevância da participação no evento para promover o concelho e fortalecer a interação regional.

“É para nós importante estarmos, e é mais um ano em que estamos presentes com um conjunto de produtos e empresas do nosso concelho. Esta interação entre municípios é fundamental para a nossa região do Vale do Sousa", frisou o presidente.

Além disso: "É uma alegria muito grande estar aqui com vários empresários a mostrar não só os produtos, mas também o atendimento extraordinário que nos caracteriza”, destacou.

O autarca aproveitou para realçar a identidade económica de Paços de Ferreira e deixar o convite à visita: “Somos, com mérito dos nossos empresários e trabalhadores, a capital do mobiliário, o nosso grande ex-líbris. Mas para além do mobiliário temos muita gastronomia, belas paisagens, história e cultura. Não faltam razões para visitar Paços de Ferreira ao longo do ano.”

A Agrival, organizada pelo município de Penafiel, é considerada a maior feira agrícola do norte do país e, ao longo de mais de quatro décadas, tem sido um espaço de promoção económica, cultural e turística dos municípios do Tâmega e Sousa.