logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 3 min

Cuidadores informais do Marco de Canaveses podem beneficiar de até 48 horas de substituição gratuita

O Município do Marco de Canaveses lançou o Programa de Descanso do Cuidador Informal, uma medida inovadora que pretende promover o bem-estar físico e emocional dos cuidadores informais do concelho, oferecendo-lhes apoio direto e períodos de descanso.

Redação

Esta iniciativa integra-se no projeto municipal “Cuidar Marcuense” e está contemplada no Mapa Estratégico do Município 2021-2025, no eixo “Ação Social e Saúde”, bem como no Plano de Desenvolvimento Social “Avançar em Rede 2030”, no âmbito da “Intervenção Social, Saúde e Longevidade”.

Um apoio essencial para quem cuida

Com o objetivo de reduzir o isolamento, a sobrecarga emocional e o risco de exclusão social, o programa oferece aos cuidadores informais um crédito gratuito de até 48 horas anuais de substituição, por profissionais qualificados, garantindo a continuidade dos cuidados à pessoa dependente durante esse período.

Além do descanso propriamente dito, o programa proporciona ainda aconselhamento técnico e o acesso a atividades culturais, de lazer e formação, promovendo a inclusão e a valorização pessoal dos cuidadores.

Quem pode beneficiar

Podem candidatar-se todos os cuidadores informais residentes no concelho, mesmo que não possuam o Estatuto do Cuidador Informal. Atualmente, o Marco de Canaveses conta com 116 cuidadores com estatuto deferido pelo Instituto da Segurança Social.

A medida não funciona com vagas fixas, mas sim através de uma reserva individual de horas, atribuída a cada cuidador, para utilização ao longo do ano, mediante necessidade e agendamento prévio.

Funcionamento e parceiros

O programa é desenvolvido em parceria com quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho: Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses; Fundação Santo António; CERCIMARCO; e Centro Social S. Martinho de Soalhães.

Estas entidades contratam os profissionais responsáveis pela substituição temporária no domicílio, garantindo cuidados entre as 09h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 18h00, nos dias úteis. O serviço pode ser prestado entre 3 a 6 horas diárias, e, em casos excecionais, os horários poderão ser ajustados com base em avaliação técnica especializada.

Duração e financiamento

O Programa de Descanso do Cuidador Informal tem financiamento garantido até 31 de março de 2029, através dos Planos de Ação Intermunicipais para a Inclusão Ativa de Grupos Vulneráveis (PAIIA), com apoio do programa NORTE 2030, num total de 283.914,24 euros para os 48 meses de execução.

A continuidade da medida para além desta data estará sujeita à avaliação de impacto e cumprimento dos objetivos definidos no plano inicial.

Como aceder

Os cuidadores interessados podem obter mais informações e formalizar a sua candidatura através do contacto telefónico 255 538 888 ou por e-mail para cuidarmarcuense@cm-marco-canaveses.pt.