logo-a-verdade.svg
Lousada
Leitura: 3 min

Praça das Pocinhas "encheu-se" para apresentação da coligação “Lousada no Coração”

Ministro da Presidência e quatro secretários de Estado marcaram presença na sessão que deu a conhecer os candidatos às juntas de freguesia.

Redação

A coligação Lousada no Coração apresentou este domingo, na Praça das Pocinhas, a sua candidatura aos órgãos autárquicos do concelho, num evento que contou com a presença do Ministro da Presidência e de quatro secretários de Estado. A sessão decorreu num ambiente de forte mobilização, com a coligação a querer “ir ao encontro dos lousadenses” e afirmar o mote “Lousada pode ser mais, muito mais”.

Leonel Vieira, cabeça-de-lista à Câmara Municipal de Lousada, foi o protagonista da sessão, onde pediu a vitória no próximo dia 12 de outubro e traçou as linhas orientadoras da candidatura. "Hoje começamos a projetar um novo futuro com mais ambição para Lousada", afirmou, perante as "centenas de pessoas que encheram a praça".

O candidato identificou como prioridades da coligação a mobilidade, a educação, o apoio aos mais velhos e a fixação de jovens através do emprego qualificado.

Na área da educação, Leonel Vieira anunciou a gratuitidade das refeições escolares para todos os alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, e comprometeu-se a duplicar o número de bolsas para estudantes do ensino superior, tanto em licenciaturas como em mestrados.

Apontando para a redução dos encargos das famílias, empresas e instituições, o candidato defendeu também a descida da fatura da água, afirmando que “uma das maiores despesas de um agregado familiar ou de uma empresa é a conta da água. Queremos ajudar porque é justo que assim seja”.

Para a população sénior, a coligação propõe a criação de centros de convívio em todas as freguesias, o reforço da construção de lares e a implementação de uma rede de apoio domiciliário pensada para os mais velhos.

Recusando a imagem de Lousada como “um concelho dormitório do Vale do Sousa e da Área Metropolitana do Porto”, Leonel Vieira destacou a centralidade do território e as suas acessibilidades — com três autoestradas, ligação ferroviária e proximidade a grandes infraestruturas — como trunfos para atrair empresas e criar oportunidades de emprego qualificado.

Neste sentido, comprometeu-se com o reforço das áreas de acolhimento empresarial, apostando em novos setores de atividade para garantir a fixação dos jovens no concelho. “Um município que não trata bem os seus jovens não tem grande futuro”, afirmou.

Durante o evento foi ainda formalizada a assinatura do acordo de coligação entre o PSD, o CDS-PP e a Iniciativa Liberal, e apresentados os candidatos às juntas e uniões de freguesia de Lousada.