logo-a-verdade.svg
Castelo de Paiva
Leitura: 3 min

Castelo de Paiva promove Fins de Semana Gastronómicos com a tradicional vitela assada no forno

O concelho de Castelo de Paiva acolhe, de 29 a 31 de maio, os Fins de Semana Gastronómicos com vitela assada, doçaria tradicional e feiras temáticas.

Redação

O arranque oficial dos Fins de Semana Gastronómicos em Castelo de Paiva promete transformar o concelho no destino de eleição para os amantes da culinária regional no último fim de semana de maio. Entre os dias 29 e 31 de maio, a autarquia paivense, em parceria com o Turismo do Porto e Norte, dinamiza uma iniciativa que pretende potenciar a economia local e valorizar o património cultural da região. Segundo a organização municipal, “de 29 a 31 de maio, o nosso concelho convida todos os amantes da boa mesa a descobrir os sabores mais autênticos da nossa terra. Prepare-se para uma celebração única da tradição, da identidade e da riqueza gastronómica paivense!”.

Menu tradicional e restaurantes aderentes no concelho

O menu de referência desenhado para este certame convida a uma viagem pelos sabores genuínos do território. A ementa oficial abre com uma “Entrada: Fumeiro tradicional”, dando palco aos enchidos artesanais da região. Como cabeça de cartaz, o “Prato Principal: Vitela assada no forno com batatas e arroz do forno” honra a receita mais identitária do concelho, comummente designada como a célebre "Vitela assada à moda de Paiva". Para encerrar a refeição, a doçaria local impõe-se com a “Sobremesa: Rabanadas à moda de Paiva”.

Para degustar estas iguarias, cinco conceituados estabelecimentos de restauração abrem as portas ao público. O município salienta que “os nossos chefes e cozinheiros locais estão prontos para lhe proporcionar uma experiência gastronómica inesquecível”, recomendando a reserva atempada de mesa. Os interessados podem optar pelo Restaurante Pensão Central (contacto 255 689 452), pelo Restaurante O Geraldo (255 689 518), pelo Restaurante Esplanada Jardim do Arda, em Pedorido (255 762 618), pelo Restaurante/Snack-Bar O Malhadoura, em Real (255 174 208) ou ainda pelo Restaurante O Cantinho, em Oliveira do Arda (255 865 144).

Feira Agrícola, Feira Social e Dia da Criança

O cartaz promocional do concelho estende-se para além dos prazeres da mesa, agregando um conjunto de iniciativas de cariz comunitário e económico no espaço público. A organização estruturou uma agenda complementar atrativa para atrair diferentes perfis de público, sublinhando que, “porque este fim de semana vai muito além da gastronomia, preparámos um programa diversificado para miúdos e graúdos com a: Feira Social de Castelo de Paiva, a Feira Agrícola e ainda as Comemorações do Dia da Criança!”. Esta junção de eventos visa dinamizar o comércio tradicional, a produção agrícola local, o associativismo e o lazer familiar.