logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 0 min

Campanha Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés vai plantar árvores autóctones em Chaves e Penamacor

A Federação de Motociclismo de Portugal promove a 7.ª campanha de sensibilização Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés, que este ano inclui intervenções de plantação de árvores autóctones nos concelhos de Chaves (1 de outubro) e Penamacor (2 de outubro).

Redação

A ação realiza-se no âmbito do 10.º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, passeio turístico e não competitivo que decorre entre 1 e 4 de outubro.

Em curso desde 2017, a iniciativa promove a reflorestação com recurso a árvores autóctones, apontadas como forma de prevenir incêndios e de proteger o solo da erosão acelerada por espécies exógenas e invasoras. A campanha destina-se, sobretudo, a alunos do ensino básico, com o objetivo de sensibilizar desde cedo para a importância da escolha de espécies próprias de cada região.

Com o apoio das autarquias e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), serão entregues “algumas centenas” de árvores que, plantadas na época adequada, lançarão as bases de um bosque autóctone. Cada aluno participante receberá uma banda desenhada explicativa sobre as vantagens das espécies autóctones.

O texto da organização refere ainda que, ao longo dos anos, a iniciativa levou milhares de árvores aos concelhos por onde passa o evento mototurístico. O 10.º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road propõe uma caravana de mais de 900 quilómetros, ligando Chaves a Lagoa e com passagem por Penamacor e Reguengos de Monsaraz.

As inscrições para o passeio são limitadas e podem ser feitas no site oficial do evento (www.les-a-les.com) até ao dia 14 de setembro, sendo que o prazo poderá encerrar mais cedo se os lugares se esgotarem.