logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 2 min

PJ identifica menor de 14 anos como presumível autor de vários incêndios em Fafe

A PJ, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga e em colaboração com o Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural – Litoral Norte, identificou um menor, de 14 anos, como presumível autor de vários incêndios florestais.

Redação

Segundo a autoridade, os fogos terão ocorrido no período de verão nos últimos quatro anos nas freguesias de Seidões, Ardegão e Arnozela, no concelho de Fafe.

De acordo com comunicado, as referidas freguesias foram sistematicamente assoladas por incêndios durante os meses de verão, por vezes com recorrências diárias, causando preocupação entre as populações locais e consumindo vários hectares de floresta. As diligências de investigação, desenvolvidas de forma contínua face à persistência dos incêndios naquela zona, culminaram agora com a identificação do suspeito.

A investigação apurou que as ignições eram efetuadas por "chama direta", com recurso a fósforos. No presente ano, o menor, residente em Seidões, terá percorrido diversas zonas florestais locais — por vezes utilizando uma trotinete — incendiando vários montes e pondo-se em fuga em direção à sua residência, onde permanecia refugiado.

A PJ indica ainda que o jovem poderá ter agido num quadro de "revolta e frustração", motivado pelo reduzido rendimento escolar e pela precariedade das suas relações sociais, e não exclui a possibilidade de, em algumas situações, ter havido atuação em grupo. Os locais dos incêndios situam-se em áreas com elevado potencial de propagação para manchas florestais de grandes dimensões, risco esse agravado pela abundante carga combustível e pela orografia da região.

As diligências realizadas permitiram, segundo a PJ, a recolha de um "sólido acervo probatório" e levaram à identificação e interpelação do adolescente, que terá confessado os factos.

Foi feita comunicação ao Ministério Público, para prosseguimento dos respetivos trâmites, nomeadamente em sede do Tribunal de Família e Menores.