A iniciativa tem como principal objetivo valorizar o território e atrair visitantes, testando novas formas de usufruir do património natural e fluvial do município.
O projeto, de utilização gratuita, começa no dia 16 de julho com as travessias fluviais entre Pedorido e Rio Mau, que não necessitam de reserva prévia. A partir de 18 de julho, os passeios passam a incluir paragens em Midões e Castelo-Fornos, sendo necessária reserva obrigatória para estas viagens.
O circuito estará disponível até 31 de outubro, com lotação máxima de 35 pessoas por viagem. As reservas e os horários podem ser consultados através do link oficial da iniciativa: https://linktr.ee/PejaoDouro.
Este novo projeto insere-se na estratégia de promoção do turismo sustentável e de proximidade, aproveitando a forte ligação de Castelo de Paiva ao rio Douro e ao seu afluente Arda, e sublinha o empenho da autarquia em reforçar a atratividade turística do concelho através da valorização dos seus recursos naturais e paisagísticos.