logo-a-verdade.svg
Motores
Leitura: 3 min

Ricardo Sousa vence Rali Terras d’Aboboreira e lidera Peugeot Rally Cup Portugal e Ibérica

Disputado nos dias 3 e 4 de maio, o Rali Terras d’Aboboreira marcou a segunda jornada da Peugeot Rally Cup Portugal 2025 e a estreia da Peugeot Rally Cup Ibérica 2025. A prova decorreu nos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, sob forte competitividade entre os pilotos dos Peugeot 208 Rally4.

Redação

Ricardo Sousa e Luís Marques foram os vencedores absolutos, impondo-se por apenas 3,3 segundos à dupla Henrique Moniz / Jorge Diniz e por 34,2 segundos a Sérgio Dias / Bruno Abreu. Com esta vitória, Ricardo Sousa assume a liderança de ambos os troféus monomarca.

O rali começou com o domínio da dupla Rafael Rêgo / Ana Gonçalves na sexta-feira, destacando-se nos três troços iniciais, incluindo a Super Especial urbana em Marco de Canaveses. No entanto, no segundo dia de prova, Rêgo viria a abandonar após problemas mecânicos, tal como Nahuel Barba, que seguia em terceiro à altura.

Com os abandonos dos primeiros classificados, a liderança passou para Guilherme Meireles, que, por sua vez, viria também a desistir. Ricardo Sousa assumiu a liderança na penúltima especial e conseguiu mantê-la até ao final, apesar da pressão direta de Hélder Miranda, que acabou por abandonar no derradeiro troço, a Power Stage da Aboboreira.

A prova ficou marcada pela elevada competitividade, com várias trocas de liderança e diferenças mínimas entre os principais candidatos. O top-10 final foi totalmente composto por equipas em Peugeot 208 Rally4, demonstrando o domínio técnico do modelo nesta categoria.

Classificação Final – Rali Terras d’Aboboreira 2025 (Peugeot Rally Cup)
1.º Ricardo Sousa / Luís Marques – 1h09m13,4s
2.º Henrique Moniz / Jorge Diniz – a 3,3s
3.º Sérgio Dias / Bruno Abreu – a 34,2s
4.º Gil Antunes / Alexandre Ramos – a 35,0s
5.º Giovanni Fariña / Alejandro Rodriguez – a 41,4s
6.º Alex Español / Borja Odriozola – a 1m02,7s
7.º Joni Gonçalves / Paulo Silva – a 1m24,2s
8.º Javier Cañada / Aday Ortiz – a 3m10,5s
9.º Danny Carreira / Marco Villas Boas – a 4m50,8s
10.º Filipe Nogueira / Pedro Figueira – a 5m27,6s

Classificação Provisória – Peugeot Rally Cup Portugal (após 2 provas):
1.º Ricardo Sousa / Luís Marques – 50 pontos
2.º Sérgio Dias / Bruno Abreu – 32 pontos
3.º Henrique Moniz / Jorge Diniz – 30 pontos

Classificação Provisória – Peugeot Rally Cup Ibérica (após 1 prova):
1.º Ricardo Sousa / Luís Marques – 25 pontos
2.º Henrique Moniz / Jorge Diniz – 23 pontos
3.º Sérgio Dias / Bruno Abreu – 19 pontos

O próximo desafio das competições monomarca Peugeot está marcado para os meses seguintes, onde se dará continuidade à luta pelo título nas estradas ibéricas.