logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 0 min

Análise semanal da DECO PROteste revela aumento no custo do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais

A DECO PROteste divulgou esta semana a análise semanal dos preços de um cabaz constituído por 63 Produtos Alimentares Essenciais, que inclui produtos das categorias Carne, Congelados, Frutas e Legumes, Laticínios, Mercearia e Peixe.

Redação

O cabaz desta semana apresenta um custo total de 239,95 euros, o que representa uma redução de 5,83 euros (-2,37%) face à semana anterior. No entanto, quando comparado com o mesmo período do ano passado, os consumidores pagam mais 12,86 euros (5,66%) pelos mesmos produtos.

Desde o início do ano até 23 de julho, o cabaz registou uma subida de 3,79 euros (1,6%), enquanto que desde janeiro de 2022 a inflação acumulada para este conjunto de produtos é de 52,25 euros, correspondente a um aumento de 27,84%.

Entre os produtos com maior aumento de preço face à semana passada destacam-se o atum posta em óleo vegetal ou azeite, os brócolos e os douradinhos de peixe. A carne de novilho apresenta uma subida significativa de 97% desde o início da análise semanal em 2022.

A DECO PROteste disponibiliza uma ferramenta online para simulação de preços entre supermercados, que pode ser acedida em:
https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/supermercado/simule-e-poupe/supermercados-online-qual-vende-mais-barato

A DECO PROteste é a maior organização portuguesa de defesa dos consumidores, intervindo em diversas áreas da vida dos consumidores, através de estudos, análises e ações reivindicativas. Faz parte do grupo internacional Euroconsumers, que agrega organizações de defesa dos consumidores de vários países europeus e do Brasil.