De acordo com a informação disponível no site do aeroporto, por volta das 09:00 desta manhã, estavam canceladas diversas ligações internacionais com destino a cidades como Londres (06:40), Frankfurt (06:45), Varsóvia (07:05), Bruxelas (07:15), Milão (07:15), Berlim (07:55) e Montreal (08:25), entre outros. Nas partidas, muitos voos apresentam atrasos de várias horas, enquanto nas chegadas os atrasos chegam a atingir as quatro horas, tendo já sido cancelados vários voos previstos para aterrar durante a manhã.
No aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, a situação revela-se ligeiramente mais estável, embora tenham sido cancelados esta manhã pelo menos os voos com destino a Bruxelas (09:20) e Newark (12:35), verificando-se igualmente alguns atrasos.
A origem do corte generalizado de energia, que teve início na segunda-feira pelas 11h30, continua sem explicação oficial por parte das autoridades. O impacto no funcionamento dos aeroportos levou o regulador da aviação civil (ANAC) a autorizar a realização de voos noturnos, numa tentativa de mitigar os atrasos acumulados.
A ANA – Aeroportos de Portugal mantém no seu site oficial um aviso indicando que, devido ao corte de energia geral, “poderão ocorrer constrangimentos operacionais”. Até ao momento, a agência Lusa não obteve qualquer resposta da ANA quanto ao ponto de situação atual.
A situação está a afetar passageiros em todo o território continental, numa das maiores interrupções de serviços dos últimos anos.