Previsões e Alertas no Continente
Segundo o novo comunicado do Instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria estarão sob aviso laranja até às 03:00 de sábado. Para estas zonas, preveem-se ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir uma altura máxima de 10 metros.
O estado do mar motivou também a emissão de aviso amarelo para os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, que vigorará até às 07:00 de sábado.
Para além da agitação marítima, o IPMA emitiu aviso amarelo devido à chuva, por vezes forte, para os distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo, válido entre as 17:00 e as 21:00 de sexta-feira.
Constrangimentos na Navegação
A Autoridade Marítima Nacional informa que, devido à agitação marítima, estão hoje fechadas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz, Nazaré e Cascais.
Verificam-se ainda restrições nas barras de Aveiro e Viana do Castelo, que se encontram encerradas a embarcações com comprimento inferior a 15 e 12 metros, respetivamente.
Situação na Madeira
No arquipélago da Madeira, a costa norte da ilha e o Porto Santo estarão sob aviso amarelo entre as 15:00 de sexta-feira e as 07:00 de sábado. A previsão aponta para ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros de altura.
O IPMA recorda que o aviso laranja pressupõe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, ao passo que o aviso amarelo é emitido quando há risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
