logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 3 min

UTAD disponibiliza 1.715 vagas na 1.ª fase de acesso ao Ensino Superior

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) disponibiliza 1.715 vagas para o ano letivo 2025/26 no âmbito da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), que decorre até ao próximo dia 4 de agosto.

Redação

A oferta da UTAD abrange um total de 38 cursos de licenciatura e mestrado integrado. Entre os cursos com maior número de vagas destacam-se Engenharia Informática (148 vagas), Ciências do Desporto (126), Enfermagem (95) e Medicina Veterinária (92).

Segundo o Vice-reitor para a Educação da UTAD, Jorge Ventura, a oferta formativa da universidade “abrange áreas disciplinares que refletem o histórico da instituição e procuram dar resposta às necessidades da região”, garantindo “formação de carácter universal num território desafiante”, sempre sob “monitorização do sistema integrado de garantia da qualidade” e com “mecanismos de apoio aos estudantes em todas as fases do seu percurso académico”.

As candidaturas devem ser submetidas online, através do website da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Os resultados serão conhecidos a 24 de agosto e os estudantes colocados terão até 28 de agosto para realizar a matrícula.

A UTAD espera manter ou superar a taxa de colocação de cerca de 95% alcançada nos últimos dois anos. Para tal, a instituição aposta num “trabalho intenso de reforço da identidade da UTAD e de fortalecimento do seu posicionamento no Ensino Superior”, com vista a aumentar a atratividade e a relevância da universidade no território.

Novos cursos e aposta na sustentabilidade

Neste ano letivo, a UTAD introduz três novos cursos na Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias (ECAV): Agronomia, Ciência Animal e Ciências e Tecnologias Florestais. Estas formações visam responder à crescente procura por especialização nas áreas agrárias e ambientais, alinhando-se com o compromisso institucional com a sustentabilidade, a inovação tecnológica e a valorização dos recursos naturais.

Em destaque está também a Licenciatura em Cidades Sustentáveis e Inteligentes, curso inaugurado no ano letivo anterior, que assenta numa abordagem multidisciplinar e proporciona competências no domínio da eficiência energética e hídrica, reutilização de materiais e planeamento urbano. Esta formação reforça o alinhamento da UTAD com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

CNAES com aumento de vagas a nível nacional

A nível nacional, o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior disponibiliza 55.956 vagas para o próximo ano letivo, um aumento de 643 vagas face ao ano anterior.

Para os candidatos emigrantes, lusodescendentes ou que solicitem a substituição das provas de ingresso por exames estrangeiros, o prazo de candidatura termina a 28 de julho.

O processo de acesso ao Ensino Superior contempla ainda:

  • 2.ª fase de candidaturas: de 25 de agosto a 3 de setembro;

  • 3.ª fase: de 23 a 25 de setembro.

Mais informações sobre as candidaturas estão disponíveis no portal da DGES.