logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 3 min

Bispo de Vila Real homenageia Papa Francisco: “lutou incansavelmente pela paz”

O bispo de Vila Real, D. António Azevedo, destacou hoje a vida e o legado do Papa Francisco, que faleceu esta segunda-feira aos 88 anos, como exemplo de “luta incansável pela paz e dignidade humana”.

Redação

O Papa Francisco, que morreu esta segunda-feira, 21 de abril, no Vaticano, será recordado como um líder marcante da Igreja Católica. Em comunicado, o bispo de Vila Real referiu que a notícia “enche de tristeza” toda a comunidade cristã: “Perdemos um grande pastor, um pai na fé, um irmão e uma pessoa de profunda humanidade”.

Uma vida marcada pelo serviço e pela compaixão

Natural de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio foi eleito Papa a 13 de março de 2013, tornando-se o primeiro jesuíta e o primeiro pontífice oriundo da América Latina. O seu pontificado de 12 anos ficou marcado pela proximidade às pessoas, o combate aos abusos sexuais na Igreja, o apelo à paz mundial e a resposta humanitária à pandemia de covid-19.

D. António Azevedo afirmou que o mundo perde agora “um profeta e um homem de Deus que, incansavelmente, lutou pela paz e pela dignidade humana”, sublinhando ainda que “apagou-se uma vida que brilhou como um clarão e nos iluminou com intensidade no meio de um mundo cheio de sombras”.

Missa de sufrágio em Vila Real

O bispo de Vila Real anunciou que celebrará uma missa de sufrágio por alma do Papa Francisco na próxima quarta-feira, 23 de abril, pelas 18:00, na Sé Catedral de Vila Real. D. António Azevedo pediu ainda que, na hora do funeral, a realizar-se no Vaticano em data a anunciar, todas as igrejas da diocese toquem os sinos e se observe um momento de silêncio e oração.

Um pontificado transformador

Para D. António Azevedo, o Papa Francisco deixa um legado profundo de renovação na Igreja: “Foi um Papa que imprimiu uma forte marca de renovação e conduziu a Igreja para um estilo mais próximo e fraterno. O seu ministério foi, sem dúvida, uma bênção para a Igreja”.

A última aparição pública do Papa Francisco foi no domingo de Páscoa, durante a tradicional bênção "Urbi et Orbi", perante milhares de fiéis na Praça de São Pedro. Tinha tido alta hospitalar no dia 23 de março, após 38 dias internado devido a uma pneumonia bilateral.

O Papa Francisco será lembrado pela sua humildade, simplicidade e firmeza nas causas sociais, um verdadeiro líder espiritual que marcou a história da Igreja Católica contemporânea.