logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 2 min

Incêndios em Cinfães afetam Reserva Natural e obrigam a evacuações

O município de Cinfães, no distrito de Viseu, viu parte da sua área protegida da Rede Natura 2000 afetada pelos incêndios recentes, que também levaram à evacuação de duas localidades, conforme revelou o vereador da Proteção Civil, Carlos Cardoso.

Redação

“Felizmente, e é a nossa prioridade, não houve vítimas a registar, nem habitações ardidas, mas em termos de área ambiental os danos são enormes, apesar de ainda não ser possível contabilizar”, afirmou o autarca.

O fogo, que começou em Arouca e chegou a Cinfães pela freguesia de Nespereira, afetou grande parte dessa freguesia e atingiu ainda Fornelos e Travanca. A localidade de Arrujo, na freguesia de Fornelos, esteve em risco, levando à evacuação de cerca de 10 pessoas que estiveram no centro comunitário de Fornelos durante dois dias e duas noites.

No que toca à área protegida, o incêndio atingiu o Vale do Paiva e a Rede Natura 2000, que sofreu grandes danos, especialmente do lado de Arouca, mas também em Cinfães. A Rede Natura 2000 tem 626 hectares em Cinfães, dos quais “não ardeu tudo, mas foi bastante afetado”.

Além disso, o município registou outros três incêndios desde terça-feira, em São Cristóvão de Nogueira, Tarouquela e Moimenta. Na freguesia de Moimenta, a localidade de Gojo foi evacuada, com seis idosos retirados de casa durante um dia.

Carlos Cardoso explicou que hoje os incêndios “acalmaram um bocadinho” e que a Proteção Civil está a trabalhar para contabilizar os danos e restabelecer a normalidade, incluindo a limpeza das vias e a reposição dos cabos de luz e comunicações.

Apesar de algumas estradas terem estado cortadas, “neste momento estão todas abertas à circulação”, e as empresas responsáveis já estão a repor os cabos, garantindo que “tanto a energia como as comunicações foram sempre sendo repostas de imediato”.

O vereador acrescentou ainda que “no terreno, também estão as autoridades a investigar a origem dos incêndios”.