logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 2 min

GNR registou 859 acidentes e duas vítimas mortais no arranque da operação Páscoa

As duas vítimas mortais eram de São João de Lourosa, Viseu, e da localidade de Paul - Covilhã, Castelo Branco.

Redação

Entre os dias 11 e 14 de abril, no âmbito da Operação “Páscoa 2025”, a GNR registou 859 acidentes, que resultaram em duas vítimas mortais.

Num total de 28.339 condutores fiscalizados, 514 conduziam com excesso de álcool e, destes, 201 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram, ainda, detidas 103 pessoas por condução sem habilitação legal.

Das 4.966 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se 1323 por excesso de velocidade; 313 excessos de álcool; 138 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC); 150 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 676 por falta de inspeção periódica obrigatória; 200 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório. 

Relativamente à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 859 acidentes, dos quais resultaram duas vítimas mortais, 21 feridos graves e 269 feridos leves. As duas vítimas mortais eram de São João de Lourosa, Viseu (mulher de 20 anos) e da localidade de Paul - Covilhã, Castelo Branco (homem de 46 anos).

Durante a operação, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização à condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas; excesso de velocidade; utilização indevida do telemóvel; utilização correta do cinto de segurança e do SRC; falta de inspeção periódica obrigatória; falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório; incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem.