logo-a-verdade.svg
Porto
Leitura: 2 min

Aluno da FEUP vence Prémio APPIA com Melhor Tese de Doutoramento em Inteligência Artificial de 2024

Miguel Abreu, antigo estudante do Programa Doutoral em Engenharia Informática (PRODEI) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi distinguido com o Prémio da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA) para a Melhor Tese de Doutoramento em Inteligência Artificial de 2024.

Redação

A tese premiada, intitulada “Symmetry, hierarchical structures and shallow neural networks: Advancing reinforcement learning for humanoids”, orientada por Luís Paulo Reis (FEUP) e Nuno Lau (Universidade de Aveiro), representa um avanço significativo na aplicação de aprendizagem por reforço em robôs humanoides. O trabalho explora o uso de simetria, estruturas hierárquicas e redes neurais pouco profundas com o objetivo de tornar os sistemas robóticos mais eficientes e robustos, informou as Notícias da Universidade do Porto.

Miguel Abreu teve um papel central no êxito da equipa FC Portugal, tetracampeã mundial na liga de Simulação 3D de Robôs Humanoides da RoboCup (2022-2025), contribuindo no desenvolvimento de algoritmos avançados de controlo, planeamento e cooperação entre robôs. 

Atualmente, trabalha no Centro Aeroespacial Alemão (DLR – German Aerospace Center), em Munique, onde continua a sua investigação na área da robótica inteligente e dos sistemas autónomos. 

A cerimónia de entrega do prémio decorreu no dia 2 de outubro, durante o jantar da 24.ª edição do EPIA – Encontro Português de Inteligência Artificial, que teve lugar em Faro. O prémio inclui um certificado oficial e um valor simbólico de 1000 euros. 

O Prémio APPIA para a Melhor Tese foi criado em 2007, inicialmente atribuído bienalmente, mas desde 2022 passou a ser concedido anualmente para destacar investigação de excelência em Inteligência Artificial em Portugal.