logo-a-verdade.svg
Amarante
Leitura: 4 min

Fole & Festa o grupo de Amarante dedicado a dar voz à música tradicional portuguesa

Fole & Festa é um grupo “novo”, formado em agosto de 2024 e dedicado a preservar e celebrar a “riqueza da nossa cultura musical”, conta Renato Fonseca, jovem fundador desta banda de Amarante.

Redação

Um grupo “tradicional” de seis membros, o músico de 17 anos ganhou o gosto pela concertina desde “pequenino. Gostava muito de tocar e um dia os meus pais ofereceram-me uma. Comecei a tocar faz oito anos e agora até dou aulas numa escola de música”, diz Renato Fonseca.

A concertina é também um gosto partilhado pelo padrinho do jovem amarantino, segundo membro fundador dos Fole & Festa. “Comecei a tocar concertina com o meu padrinho. Depois, a minha mãe é que sugeriu criarmos um grupo”, revela o músico.

Motivados pelo amor à concertina e pela sugestão familiar, afilhado e padrinho juntaram-se para criar esta banda, para a qual convidaram mais quatro amigos, “cada um trazendo uma paixão única pela música e pela tradição portuguesa”.

Renato Fonseca descreve os Fole & Festa realçando que: “Acreditamos que a música é uma forma poderosa de conectar pessoas e contar histórias, e esforçamo-nos para criar experiências memoráveis em cada atuação”. Os seis membros da banda apresentam um reportório de “fusão de clássicos da música popular, incluindo viras, malhões e desgarradas, onde os instrumentos em destaque são a concertina, o acordeão, a gaita de foles e o bombo”.

Desde a estreia dos Fole & Festa, estes seis músicos amarantinos já tiveram “a oportunidade de tocar em diversos eventos, como festas de aldeia, festas de aniversário e a Festa dos Diabos da Rua Cândido dos Reis”. Eventos e locais onde “sempre procuramos envolver o público e criar uma atmosfera festiva e acolhedora”. Renato Fonseca salienta com confiança: “Não começámos muito mal, até porque já tínhamos alguns conhecimentos da área”.

Apesar da aparente inexperiência e da ainda prematura existência do grupo, os seus membros acreditam “que começámos bem e que vai continuar assim”.

A “alegria” dos públicos que os vão acarinhando é uma das grandes motivações destes seis amigos para continuarem este projeto. “O entusiasmo que as pessoas nos transmitem nas festas, a dançar e a cantar connosco, é uma forma de percebermos que temos um propósito: dar alegria às pessoas à nossa volta”, acrescenta o músico.

Até agora, os Fole & Festa têm marcado presença “em eventos humildes” e, pouco a pouco, “vamo-nos habituando a tocar para o público. O ambiente dos concertos tem sido ótimo e os meus colegas e eu andamos sempre animados”.

Não se deixando ficar apenas pela folia e alegria das festas por onde passam, Renato Fonseca admite que os Fole & Festa também foram criados para dar continuidade às tradições musicais de Portugal.

“Essa é uma das nossas ideias. Atualmente, a música tradicional tem tido um impacto cada vez maior. Os jovens parecem gostar cada vez mais desta música, algo que nos alegra e que faz com que as pessoas fiquem felizes à nossa volta”, reforça o jovem amarantino. 

Dada por terminada "esta primeira fase", o objetivo do grupo será "trabalhar para melhorar o que somos agora". Iniciar um projeto como este pode parecer "difcícil" mas Renato Fonseca está convicto "de que devemos ter este princípio de avançar, o medo de começar é o primeiro passo para nada acontecer. Se não tentarmos nunca vamos saber se é possível ou se não. Quem tem um sonho deve tomar sempre este princípio, de criar um objetivo".