logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 1 min

Incêndios provocam cortes em estradas nos distritos de Viana do Castelo e Vila Real

A Guarda Nacional Republicana (GNR) atualizou esta segunda-feira, 4 de agosto, pelas 16h15, a lista de vias rodoviárias interditas devido à ocorrência de incêndios rurais. Os cortes afectam estradas nos distritos de Viana do Castelo e Vila Real.

Redação

No distrito de Viana do Castelo, está interdita a circulação na EN 301, nos dois sentidos, entre Extremo e Paredes de Coura.

Já no distrito de Vila Real, foram cortadas a EN 304, entre Alto de Velão e Ermelo, e o IP4, também nos dois sentidos, junto à localidade de Arrabães.

A GNR sublinha que a protecção de pessoas e bens é uma das suas principais prioridades nesta fase crítica de incêndios rurais, reforçando a actuação preventiva e o patrulhamento em áreas florestais.

No mesmo comunicado, a Guarda lembra que:

  • As queimas e queimadas estão entre as principais causas de incêndios em Portugal;

  • É proibida a realização de queimadas, queimas de amontoados e fogueiras sempre que o perigo de incêndio rural seja muito elevado ou máximo;

  • Quando permitido, estas práticas devem ser realizadas com autorização prévia e seguindo todas as regras de segurança.

A GNR apela ainda à colaboração de todos na prevenção e combate aos incêndios, recomendando:

  • Evitar atividades de risco, como fazer fogo junto a zonas florestais;

  • Cumprir as indicações das autoridades no terreno;

  • Não estacionar veículos em acessos usados por meios de socorro;

  • Evitar deslocações para zonas afectadas pelos incêndios, caso não esteja envolvido nas operações;

  • Reportar quaisquer comportamentos suspeitos;

  • E, em caso de avistamento de incêndio, ligar imediatamente 112.