Nestas regiões, é possível a ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco, especialmente até meio da manhã.
A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta quinta-feira, 17 de julho, antecipa um dia de céu geralmente pouco nublado em todo o território continental, com destaque para a presença de nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro até ao final da manhã.
Nestas regiões, é possível a ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco, especialmente até meio da manhã.
O vento soprará em geral fraco a moderado de oeste/noroeste, podendo atingir intensidade mais elevada — até 40 km/h — na faixa costeira a sul do Cabo Raso e nas terras altas, durante a tarde. Na costa sul do Algarve, o vento será temporariamente de sudoeste. O IPMA alerta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal no litoral Norte e Centro.
A temperatura registará uma descida em grande parte do país, especialmente da máxima, com exceção do sotavento algarvio, onde se prevê uma subida. No interior Norte e Centro, também a temperatura mínima deverá descer.
Na região da Grande Lisboa, o céu apresentar-se-á pouco nublado ou limpo, embora com bastante nebulosidade até meio da manhã. O vento será de norte/noroeste, fraco a moderado, e está prevista uma ligeira descida da temperatura máxima. Já no Grande Porto, o cenário é semelhante, com céu muito nublado durante a manhã e possibilidade de chuva fraca ou chuvisco até meio da manhã. O vento soprará de oeste/noroeste, também fraco a moderado, podendo formar-se neblina ou nevoeiro nas primeiras horas do dia.
Quanto ao estado do mar, na costa ocidental as ondas serão de noroeste com 1 a 1,5 metros, aumentando temporariamente para 1 a 2 metros a sul de Sines no final do dia. A temperatura da água do mar rondará os 16 a 19 graus Celsius. Na costa sul, as ondas serão de sudoeste, inferiores a 1 metro, com temperatura da água entre os 19 e os 21 graus.