logo-a-verdade.svg
Castelo de Paiva
Leitura: 2 min

XVI Mostra de Vinhos e Produtos Rurais de Real vai animar Castelo de Paiva a 28 e 29 de março

A freguesia de Real, em Castelo de Paiva, prepara-se para receber a 16.ª edição da sua "Mostra de Vinhos & Produtos Rurais". O certame, que terá lugar no Largo do Adro nos dias 28 e 29 de março, afirma-se como um dos eventos mais aguardados da região, unindo a tradição gastronómica à vitalidade económica local.

Redação

Promovida pela Junta e Assembleia de Freguesia de Real, com o forte apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, a mostra espera atrair milhares de visitantes. O novo autarca local, João Quintas, expressou a sua satisfação pela continuidade de um evento que "retrata as potencialidades da freguesia", agradecendo o empenho dos expositores e a colaboração da autarquia paivense.

Por sua vez, Ricardo Cardoso, presidente da Câmara Municipal, enalteceu a iniciativa, sublinhando que estes momentos são fundamentais para "potenciar oportunidades de negócio e mostrar as verdadeiras capacidades de uma terra" a vários níveis.

A XVI edição contará com uma presença diversificada de expositores, desde produtores de vinho e quintas locais até ao artesanato, doçaria regional, fumeiro e produtos agrícolas. A gastronomia tradicional estará em destaque com a participação da restauração local, comissões de festas e coletividades, com especial relevo para a presença do Centro Social de Real (IPSS).

A animação será uma constante durante os dois dias do certame:

  • Sábado (28 de março): As atividades começam às 13h30 com os Bombos de Rio de Moinhos. A abertura oficial está marcada para as 16h00, seguida de animação de rua, demonstração de Zumba e música de baile com Paulo Soares. A noite encerra com os Postas de Bacalhau e o DJ Ricardo Ramalho.

  • Domingo (29 de março): A manhã arranca com a novidade da "Caminhada dos Resistentes". A tarde será dedicada ao folclore e à música popular com as Camponesas de Real, o grupo Cinfarra e um grande bailarico com os "Amigos de Canelas", vindos de Arouca.

A Mostra de Vinhos e Produtos Rurais de Real consolida-se, assim, como um motor de divulgação das raízes paivenses e um ponto de encontro obrigatório para quem procura o que de melhor se produz no mundo rural.