logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 4 min

Hélder Postiga assume comando técnico do GDR Soalhães e já tem plantel fechado

O jovem treinador, de apenas 30 anos, estreia-se ao leme de uma equipa sénior, depois de passagens pela formação da AD Lousada e do Lomba SC Amarante.

O GDR Soalhães anunciou oficialmente, no sábado, 28 de junho, que será Hélder Postiga a liderar a equipa principal na temporada 2025/2026, na 1.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AF Porto). 

O técnico, de 30 anos, fará assim a sua estreia ao comando de um plantel sénior, depois de, na temporada que findou, ter orientado os sub-17 da AD Lousada e, anteriormente, vários escalões de formação do Lomba SC Amarante, clube onde também se destacou enquanto jogador.

Através das redes sociais, o emblema do Marco de Canaveses revelou igualmente os nomes que completam a nova equipa técnica: Vítor Ferraz será o treinador adjunto e Carlos Queirós ficará responsável pelos guarda-redes. 

“É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à nova equipa técnica. A competência e vontade de fazer a diferença foram o mote para esta escolha”, sublinhou a direção, destacando a “liderança, união e determinação” do novo trio, que pretende marcar um novo ciclo com “conquistas, crescimento e espírito de equipa”.

“Era o momento certo para dar o salto”

Já Hélder Postiga admite que o convite da direção surgiu de forma inesperada, mas foi recebido com entusiasmo.

“É um desafio que não estava nos meus horizontes, mas que a direção me convenceu a aceitar. Vi este projeto com muito bons olhos”, revelou.

“Sinceramente, fiquei surpreendido com a abordagem que me foi feita. Acredito que alguém que reconheceu o meu trabalho falou de mim à direção. Fiquei muito agradado com o convite”, acrescentou o técnico.

Depois de vários anos ligado à formação, o jovem treinador considera que chegou a altura de dar o salto.

“Achei que fosse importante aceitar este desafio por sentir que era o momento certo para evoluir enquanto treinador. É uma boa fase para mim: deixei de ser jogador sénior há cerca de dois anos e mantenho ligação com muita gente no meio, o que facilita a cativar jogadores num mercado que é competitivo”, esclareceu.

Postiga recusa metas, mas quer ganhar todos os jogos

Ciente das dificuldades que o clube tem enfrentado nos últimos campeonatos, terminando sempre nos lugares mais baixos da tabela, Postiga recusa metas fechadas, mas garante uma equipa com espírito combativo.

“A minha experiência diz-me que não faz sentido definir objetivos antes de conhecer o contexto competitivo, porque sabemos que os adversários se vão reforçar. Mas também o GDR Soalhães está a apostar num projeto diferente, com muitos jogadores novos e vamos entrar em todos os jogos para ganhar e procurar claramente fazer melhor do que nas épocas anteriores”, adiantou.

Plantel fechado e fortemente renovado

O técnico realça ainda o esforço da direção na construção do plantel, que já se encontra “fechado”

“Trabalhámos cedo e com critério. Posso dizer que temos o plantel fechado, com exceção de três renovações. Todo o resto são reforços”, revelou.

Apesar da renovação profunda, mantém abertura a mais entradas: “Estamos sempre atentos a oportunidades que possam acrescentar valor. Mas neste momento, 99,9% do plantel está fechado”.

O GDR Soalhães vai disputar a 1.ª Divisão da AF Porto, competição que terá mais quatro clubes do concelho do Marco de Canaveses: FC Vila Boa do Bispo, AR Tuías, FC Paços de Gaiolo e São Lourenço do Douro B.