Esta sexta-feira, dia 3 de março, assinala-se, em Penafiel os 253 anos de Elevação da Vila de Arrifana de Sousa a Cidade de Penafiel. As comemorações iniciaram de manhã, com o habitual hastear da bandeira, seguindo-se a eucaristia em memória dos autarcas e funcionários falecidos, na Igreja Matriz.
Da parte da tarde, foi inaugurada a Avenida Professor Dr. António Barbosa de Melo, localizada junto ao Ponto C. "Uma proposta da Junta de Freguesia de Penafiel, validada pela Comissão Municipal de Toponímia, presidida pela senhora vereadora Daniela Oliveira e aprovada, por unanimidade, pela Câmara Municipal de Penafiel", explicou o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, no seu discurso, durante a sessão solene.

De acordo com o autarca, "perpetuar o nome do Professor Dr. António Barbosa de Melo atribuindo-o a uma avenida ansiada há décadas pelos penafidelenses, que tem início numa zona de expansão da cidade e que liga equipamentos dedicado à cultura, terminando na Praça da República, é uma coincidência feliz! O professor Dr. António Barbosa de Melo foi um dos mais notáveis penafidelenses da sua geração, foi um estadista cujo nome ficará, indelevelmente, ligado À fundação da Democracia e do Estado de Direito, admirado e respeitado pelos seus pares da academia, considerado pelos seus correligionário e adversários na vida política, ocupou dos mais altos cargos da nação sem nunca esquecer a sua Lagares Natal. E depois de um percurso de vida notável, ainda se disponibilizou para servir a sua terra como deputado à Assembleia Municipal, numa manifestação de humildade excecional", destacou.

Sobre os 253 anos de elevação a Cidade, o presidente recordou um "percurso longo, naturalmente com percalços, com muitas glórias, com muitas alegrias e também com algumas mágoas, mas sempre feito com determinação, com orgulho e com elevado sentido de responsabilidade. Um percurso rumo a uma cidade e a um concelho cada vez mais desenvolvido e capaz de proporcionar mais e melhor qualidade de vida para as suas gentes. Um percurso nunca concluído, a que nos cabe dar continuidade", sublinhou, destacando que este percurso faz-se em conjunto com as várias entidades do concelho. "Hoje o nosso concelho vive um momento singular de união e sintonia!", exclamou, acrescentando que se trata de um envolvimento "potenciador de coesão social, económica e territorial. Pela nossa parte, tudo faremos para que esta união e sintonia, determinantes paa o sucesso desta caminhada de desenvolvimento, se mantenham inquebráveis e imperturbáveis, perante qualquer agenda alheia ao interesse deste concelho".

Relembrando todos os precalços vividos na última década, devido às várias circunstâncias a nível nacional e também mundial, o presidente destacou ainda os vários projetos em curso no concelho, anunciando também novas obras, nomeadamente a construção do novo centro de saúde nas Termas de São Vicente e o recém anunciado investimento privado na área da saúde.
Recordou ainda a importância da execução da Estratégia Local de Habitação, "uma luta constante contra a teia imensa de burocracias e de obstáculos da administração central", garantindo que o município "tudo gará para que as habitações da IHRU situadas no nosso Município sejam transferidas para o domínio municipal".

O presidente focou ainda o seu discurso nos vários investimentos na mobilidade, nomeadamente o Centro de Transportes e a nova avenida de ligação à saída da A4, bem como a "solução rodoviária com duas rotundas na interseção da EN106 e a saída da A4", relembrando ainda investimentos na área da cultura, da educação, do desporto e da ação social. "Sabemos que há ainda um longo caminho a percorrer, para honrarmos a memória de todos os que nos antecederam, que se sacrificaram e que sofreram por esta terra de Penafiel. Mas também sabemos que é este o caminho que temos de continuar a seguir", destacou.
Por fim, o presidente recordou os homenageados da sessão solene, felicitando e louvando, "em nome dos penafidelenses, por essa imensa dedicação e serviço à nossa terra de Penafiel!", terminando "com o compromisso solene, de absoluta dedicação e empenho a esta missão que os penafidelenses me confiaram, para, juntos, construirmos um concelho cada vez mais desenvolvido, mais justo e mais solidário".

A cerimónia evocativa do 253.º Aniversário da Cidade de Penafiel, decorreu no Museu Municipal, e contou com a entrega de nove medalhas honoríficas a figuras com provas dadas em vários domínios: António de Sousa Alves, Albino da Silva e António Arlindo da Cruz Alves vão ser distinguidos com as Medalhas de Ouro do Concelho de Penafiel. Já as Medalhas de Mérito Municipais Douradas foram entregues pelo Município de Penafiel a Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Epifânio Manuel da Silva, Joaquim Pinto Cerqueira, José João Pinto Moura, Alípio Vasconcelos dos Santos Monteiro e à Banda "Os Aftas".
O dia seguinte, 4 de março, vai ser marcado pelo Aniversário da Biblioteca Municipal de Penafiel, assinalado através da exposição em conjunto com o ISCE Douro "Penafiel nas histórias da História de Portugal", às 11h00.


















