logo-a-verdade.svg
Baião
Leitura: 3 min

Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião termina este domingo com sabores e tradição

Evento gastronómico encerra a edição 2025 com folclore, concertinas e produtos de excelência

Redação

A Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião termina este domingo, 6 de abril, após mais um fim de semana repleto de sabores autênticos, produtos locais de qualidade e animação cultural no coração do concelho de Baião.

Organizado com o apoio do Município de Baião, o evento decorre no centro da vila e conta com a participação de dezenas de expositores que dão a conhecer o melhor da gastronomia, vinhos e tradições locais, num ambiente marcado pelo convívio e pelas vivências comunitárias.

“É dos nossos expositores o mérito maior do sucesso desta Feira. A qualidade do que produzem, confecionam e criam, impondo-lhe rigor, autenticidade e carinho, reforça a nossa identidade e enche-nos, a todos, de orgulho. Também na gastronomia… é Baião no seu melhor”, destaca o Município de Baião.

Último dia com programação recheada

A Feira reabre este domingo às 10h00 e apresenta uma programação pensada para toda a família. Às 12h00, a animação fica a cargo do Grupo de Concertinas “Joaquim Nogueira”, seguindo-se, pelas 14h00, o aguardado sorteio do concurso “Compre em Baião”, dinamizado pela Associação Empresarial de Baião.

O ponto alto do dia será às 15h00, com a realização do Festival de Folclore, um dos momentos mais tradicionais do evento, que contará com a presença de cinco grupos folclóricos do concelho, celebrando as raízes culturais da região.

Um convite à descoberta dos sabores de Baião

Durante os três dias do evento, os visitantes puderam saborear cozido à portuguesa, fumeiro tradicional, vinho verde, doces conventuais e muitos outros produtos locais, num ambiente que combina autenticidade, música e animação popular. O Grupo Tradição D’Ouro, em atuação no sábado, levou o público ao rubro, reforçando o espírito festivo do certame.

“A Festa segue com grande animação. São cada vez mais aqueles que se associam à festa e à verdadeira experiência gastronómica em que se juntam todos os condimentos”, partilhou ainda o Município de Baião nas suas redes oficiais.

A Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião afirma-se, assim, como um evento de referência regional, que promove os produtores locais, atrai visitantes e reforça a identidade cultural de Baião.