logo-a-verdade.svg
Motores
Leitura: 3 min

Pedro Bianchi Prata no mundial de bajas em moto 100% elétrica

Campeão mundial de Bajas Veteranos desde 2022, Pedro Bianchi Prata apresenta-se na Baja TT Escuderia Castelo Branco, a prova de abertura da FIM Bajas Worls Cup e Baja European Championchip, com novas e renovadas ambições e um projeto inovador a nível mundial.

Redação

“É um projeto ambicioso, ainda muito embrionário, porque é o primeiro ano que se vai fazer algo deste género no mundo. Nunca uma moto destas participou em bajas e estamos a desenvolver a sua autonomia tendo em conta que são provas bastante exigentes a esse respeito. A nossa moto será abastecida por energia elétrica produzida por um gerador com combustíveis sintéticos da Moeve e também por energia solar. O grande objetivo deste projeto é mostrar que é possível competir com energias renováveis, mais verdes e sustentáveis. Não escondo que é um projeto difícil, bastante ambicioso, que exige um orçamento significativo, pelo que agradeço o apoio e o empenho da Moeve para a sua concretização”, afirma o piloto em comunicado.

A Baja TT Escuderia Castelo Branco será a estreia mundial deste novo projeto e Pedro Bianchi Prata assume a responsabilidade de, ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, não se apresentar com ambições de vitória.

“Desportivamente o objetivo é de participação e de adaptação. Trata-se de uma classe experimental que a FIM criou para esta moto poder competir. Queremos terminar todas as corridas em que participarmos e iremos continuar a desenvolver a moto para que, até ao final do ano, tenhamos a autonomia desejada e consigamos parar o mesmo número de vezes que os restantes concorrentes que competem com motos a combustão”, refere.

O projeto será acompanhado de um documentário que se propõe explicar todas estas novidades, desde as características da moto, à logística que está subjacente à sua participação em bajas e aos bastidores da competição. Serão sete episódios de quinze minutos que serão complementados com diversas notícias nas nossas redes sociais.

A Baja TT Escuderia Castelo Branco 2025 terá 366,27 quilómetros disputados ao cronómetro. A prova inicia-se na sexta-feira com a realização de um Prólogo com 9,27 km. No sábado disputa-se o SS1 que terá 188 km enquanto no domingo o SS2 terá 169 Km.