Em declarações, a candidata explicou que a decisão de se apresentar à corrida autárquica resulta de um “dever para consigo, para com a filha e para com a cidade”, num momento em que considera que Penafiel precisa de “valores livres, democráticos, progressistas, de esquerda e ecológicos”.
Com uma carreira profissional dividida entre a Câmara Municipal de Lousada, onde trabalhou durante dez anos, e a CIM do Tâmega e Sousa, onde exerce funções há uma década, Filipa de Sousa Rodrigues afirma ter adquirido “um conhecimento mais abrangente do Vale do Sousa”. A partir dessa experiência, identifica a violência doméstica como um dos principais problemas da região.
“É uma das nossas prioridades, o combate ao aumento desta tragédia, desta calamidade pública”, afirmou. Entre as propostas do Livre para responder ao problema estão o alargamento e reforço das estruturas de atendimento já existentes nos municípios, bem como campanhas de sensibilização para tentar reduzir os índices deste flagelo.
A mobilidade no concelho de Penafiel é outra das preocupações centrais da candidatura. A candidata do Livre sublinha a existência de “freguesias que estão muito afastadas do centro” e onde as populações enfrentam uma “grande dificuldade ao nível dos transportes”. Segundo Filipa de Sousa Rodrigues, essas limitações dificultam até o acesso ao centro hospitalar de Penafiel.
A transparência na gestão autárquica surge também como um ponto-chave do programa da candidatura. “A AD gere a câmara há mais de 20 anos e, antes disso, o PS também esteve lá muitos anos”, recorda Filipa, destacando a necessidade de pôr fim a “decisões que depois são camufladas, que ninguém sabe nem percebe muito bem porque foram tomadas”.
Outras propostas do Livre para o concelho incluem o reforço da cobertura da rede de água pública e saneamento — que ainda não chega à totalidade da população — e medidas de promoção da saúde mental e do envelhecimento ativo. A candidatura propõe também um aumento dos apoios aos jovens através do reforço das bolsas para o Ensino Superior.
Filipa de Sousa Rodrigues junta-se assim à corrida eleitoral em Penafiel, onde já apresentaram candidatura o atual vice-presidente da câmara, Pedro Cepeda (PSD), o advogado Paulo Araújo Correia (PS) e o professor Bruno Sousa (CDU).
O executivo da Câmara Municipal de Penafiel é atualmente composto por seis eleitos da coligação PSD/CDS-PP e três eleitos do PS.