O incidente ocorreu na madrugada de 16 de agosto, após alerta para desacatos num café na Rua Castanheira do Ribatejo. No local, os militares encontraram vários indivíduos, mas a situação estava calma. Quando se preparavam para sair, um jovem dirigiu insultos à patrulha. Apesar de inicialmente não reagir, o jovem acabou por agredir um dos guardas com um soco na face.
Durante a detenção, um popular interveio, imobilizando outro guarda numa gravata. Ambos os suspeitos tiveram de ser algemados, sendo a situação apenas controlada com a chegada de uma patrulha de Avintes, que realizou um disparo de advertência para o ar, sem causar ferimentos, segundo a fonte citada pelo JN.
Dois indivíduos, de 19 e 34 anos, foram detidos por resistência e coação, injúrias e ofensas à integridade física. Um dos guardas sofreu ferimentos ligeiros e foi transportado para o Hospital de Gaia.
Os detidos foram posteriormente apresentados a primeiro interrogatório e ficaram sujeitos a apresentações quinzenais junto das autoridades policiais, conforme avançou o Jornal de Notícias.