logo-a-verdade.svg
Celorico de Basto
Leitura: 6 min

Município de Celorico de Basto atribuiu Medalha de Mérito Grau Ouro a distinto celoricense

O Município de Celorico de Basto homenageou, no dia 10 de julho, o médico e atual presidente do Conselho de Administração da Entidade Reguladora da Saúde, António José da Silva Pimenta Marinho, com a atribuição da Medalha de Mérito, Grau Ouro - a mais alta distinção municipal.

Redação

A cerimónia, que decorreu perante uma vasta plateia, foi presidida por José Peixoto Lima, presidente da câmara municipal, que destacou o contributo “notável” do homenageado para o desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e para a formação médica.

“Reunimo-nos hoje aqui para homenagear um ilustre celoricense, a quem justamente a Câmara Municipal atribuiu a medalha de mérito, grau ouro, pelo seu notável contributo pelo desenvolvimento e fortalecimento do Serviço Nacional de Saúde, pelo exemplo ímpar de dedicação ao serviço público e à formação médica, bem como pela relevância do seu percurso nacional, tendo assumido cargos de relevância regional, nacional e internacional”, afirmou o autarca.

Transformações recentes na saúde no concelho

José Peixoto Lima sublinhou ainda a importância das recentes transformações na área da saúde no concelho, nomeadamente a integração na Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Ave, a abertura da Unidade Avançada de Reabilitação no Centro de Saúde de Celorico de Basto e a instalação de novos serviços de proximidade, como a unidade de RX.

“Foi das decisões mais difíceis de conseguir, mas seguramente das mais acertadas (...), porque as mudanças ao nível da saúde neste concelho são já notórias”, disse, agradecendo ao Dr. Pedro Capela, ao Dr. Pedro Cunha e ao homenageado “pelo contributo fundamental e inexcedível por todas as transformações em saúde que temos vindo a operar”.

Um agradecimento sentido

Visivelmente emocionado, António Pimenta Marinho agradeceu a distinção, considerando-a uma honra profundamente sentida. “É com enorme sentimento de honra, mas também com muita humildade, que subo hoje a este púlpito. Agradeço esta distinção, não apenas em meu nome e da minha história, mas também em nome da minha família e de todos aqueles que ao longo da minha vida me foram ajudando a moldar o que fiz e o que sou”, afirmou.

A importância da educação e da família

O homenageado recordou ainda o papel fundamental da sua família e a importância da educação. “A educação foi a base da minha independência, da minha formação pessoal e profissional (...). O maior bem que podemos dar e receber é o conhecimento e a educação, por isso, esta medalha é também deles todos e é também dos meus pais”, declarou.

Compromisso renovado com o serviço público

Pimenta Marinho reforçou o seu compromisso com o serviço público e o bem comum: “Esta medalha de mérito é também um chamamento à responsabilidade, um compromisso renovado ao serviço público com atenção às pessoas, com cuidado ao bem comum, porque, tal como sempre acreditei, sem educação e sem saúde, a vida é infinitamente mais difícil”.

Reconhecimento de entidades do setor da saúde

A cerimónia contou ainda com a presença de diversas entidades do setor da saúde. Ana Correia de Oliveira, vogal do Conselho de Gestão da Direção Executiva do SNS, afirmou que Pimenta Marinho é “um exemplo notável de dedicação, competência e humanidade”.

Referiu ainda que o homenageado “tem sido uma fonte de inspiração para todos os profissionais de saúde”, sublinhando o impacto do seu trabalho na melhoria dos cuidados de saúde em Portugal.

Pedro Cunha, Presidente da Direção Executiva da ULS do Alto Ave, associou-se à homenagem enaltecendo o percurso profissional e académico de Pimenta Marinho.

“Quero homenagear o colega médico, o colega académico e, acima de tudo, o homem que dedicou a sua vida ao serviço público. (...) O maior legado que podemos ter na nossa vida é saber que todo o trabalho que desenvolvemos serviu para que outros que vêm a seguir pudessem elevar ainda mais o nível dos cuidados de saúde à população”, afirmou.

Projeto de Reabilitação do Centro de Saúde apresentado

No final da cerimónia, foi apresentado o projeto de Reabilitação do Centro de Saúde de Celorico de Basto, uma obra com um investimento previsto de cinco milhões de euros. A apresentação esteve a cargo da arquiteta Adriana Barros, da SUSH, após uma contextualização feita por Pedro Cunha, que destacou o papel decisivo da câmara municipal no processo.

Um novo passo para a saúde em Celorico de Basto

A reabilitação do centro de saúde e a segunda fase da Unidade Avançada de Reabilitação representam, segundo as entidades envolvidas, um “passo importante” para a melhoria dos cuidados de saúde primários, promovendo uma resposta mais eficaz e inclusiva para a população.