Antes da sessão pública de apresentação da candidatura, que contou com a presença do secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, Carlos Cardoso afirmou, através das redes sociais:
O Partido Socialista (PS) apresentou oficialmente Carlos Cardoso como cabeça-de-lista à presidência da Câmara Municipal de Cinfães, sucedendo a Armando Mourisco, atual deputado na Assembleia da República. O candidato à Assembleia Municipal será Serafim Rodrigues.
Antes da sessão pública de apresentação da candidatura, que contou com a presença do secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, Carlos Cardoso afirmou, através das redes sociais:
“É com sentido de responsabilidade que dou este passo. Nasci no Concelho de Cinfães, cresci com os valores do trabalho, da entreajuda e do respeito. Ao longo da vida, formei-me, servi e preparei-me sempre com um objetivo claro: dar o meu contributo à Terra que me viu nascer. Hoje, sou vereador na Câmara Municipal, onde tenho tido a honra de estar ao lado das pessoas, ouvir os seus anseios e trabalhar com dedicação e proximidade. Conheço os desafios. Sei o que precisa de ser feito. E acredito que, juntos, podemos ir mais longe.
É por isso que, com humildade, mas também com confiança e visão, apresento a minha candidatura à Presidência da Câmara Municipal de Cinfães.
Não para começar do zero, mas para dar continuidade a um trabalho sério, com ambição renovada, sempre com proximidade e foco na ação.
Acredito no potencial da nossa Terra, na força dos Cinfanenses e naquilo que juntos podemos construir. Porque o futuro constrói-se hoje, com coragem, visão e união.”
Segundo o Jornal de Notícias, o candidato socialista compromete-se a dar continuidade ao projeto autárquico socialista com “nova energia” e um plano “ousado e responsável”, centrado em áreas como a juventude, habitação, coesão social e desenvolvimento económico.
Entre as prioridades está o programa “Vilas Jovem”, destinado ao apoio à construção da primeira habitação no concelho.
“No dia seguinte à escritura, os jovens poderão iniciar a construção da sua casa em Cinfães”, garantiu Carlos Cardoso, apontando a fixação da população jovem como um eixo essencial do seu programa.
Na área da saúde, o candidato propõe a criação da equipa municipal “Saúde + Perto”, em articulação com a ULS Tâmega e Sousa, com o objetivo de levar cuidados médicos às populações mais vulneráveis.
Em matéria urbanística, promete um Gabinete de Simplex Urbanístico, para agilizar processos de licenciamento com apoio técnico personalizado. A estratégia do candidato inclui ainda a criação de novas áreas de acolhimento empresarial, apoio à agricultura e floresta e o desenvolvimento de um turismo sustentável.
A juventude terá um papel ativo no programa, com medidas como incentivos ao primeiro emprego, espaços de lazer e inovação, e reforço da formação. Está igualmente previsto o alargamento da componente de apoio à família no pré-escolar e no 1.º ciclo, visando a conciliação entre vida profissional e familiar.
Carlos Cardoso fez questão de destacar que a sua candidatura “respeita o trabalho feito nos últimos 12 anos”, prestando homenagem a Armando Mourisco, que considera um “referente de visão e seriedade”.
Durante a apresentação, o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, reconheceu as dificuldades ao nível dos acessos rodoviários no concelho, afirmando que, caso seja eleito primeiro-ministro, irá lutar por melhores ligações à Ponte da Ermida, à A4 via Mesquinhata (com obras já em curso) e à A24, no distrito de Viseu. Defendeu ainda a criação de um plano de desenvolvimento integrado para os territórios do Douro Sul, Tâmega e Sousa.