logo-a-verdade.svg
Amarante
Leitura: 0 min

Pedro Cerqueira, piloto de Amarante, abandona Rampa de Santa Marta após despiste com consequências para fotógrafo

Pedro Cerqueira, piloto de Amarante, viu a sua participação na Rampa de Santa Marta, prova do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group 2025, terminar de forma prematura e infeliz após um despiste que resultou no atropelamento de um fotógrafo.

Redação

O incidente ocorreu na primeira subida oficial de treinos, quando o piloto, aos comandos do seu Peugeot 207, perdeu o controlo do veículo numa curva, acabando por colidir com um muro e arbustos onde se encontrava o fotógrafo Manuel Rocha. Este foi projetado com violência e sofreu ferimentos que obrigaram à sua evacuação para o Hospital de Vila Real.

Antes do acidente, Pedro Cerqueira tinha registado um tempo de 2:15.746 na subida de "warm-up", alcançando a terceira posição na categoria Super Challenge B, com uma média de 84,86 km/h.

Visivelmente abalado, o piloto declarou não se ter apercebido da presença do fotógrafo no local do impacto, tendo sido alertado para a gravidade do sucedido apenas após sair do carro e ser assistido pelos comissários de pista. "Fiquei em choque", afirmou, explicando que, apesar de o carro poder ter sido reparado para as provas de domingo, optou por desistir devido ao seu estado psicológico. “Preferi ficar no hotel, em sossego, depois de tudo isto.”

Pedro Cerqueira deixou ainda uma mensagem ao fotógrafo: “Quero expressar e desejar rápidas melhoras ao Manuel Rocha, um restabelecimento rápido dentro do possível, esperando poder vê-lo em breve de novo no regresso às provas de Montanha.”

O acidente foi prontamente assistido pelos meios de segurança presentes no local. Até ao momento, não foram divulgadas atualizações oficiais sobre o estado de saúde do fotógrafo.