A sessão solene incluiu a bênção e apresentação de novos meios operacionais ao serviço da corporação: um veículo de comando, uma ambulância de socorro, uma embarcação de resgate, uma ambulância para transporte de doentes múltiplos e um reboque de bomba de grande capacidade. Estes equipamentos visam reforçar a prontidão e eficácia da resposta em diferentes cenários de emergência.
A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, do presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, do vereador Rodrigo Lopes, bem como de representantes da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Federação de Bombeiros do Distrito do Porto e da Junta de Freguesia de Penafiel, entre outras entidades civis e militares.
Foram ainda atribuídas distinções honoríficas a bombeiros, membros dos órgãos sociais e colaboradores da instituição. Em destaque estiveram as homenagens ao presidente da autarquia penafidelense, Antonino de Sousa, e ao vereador Rodrigo Lopes, pelo contributo e dedicação, refere a corporação.