logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 2 min

Marco: Projeto “REconhecer Tongobriga” conclui primeiro semestre com balanço positivo

O projeto “REconhecer Tongobriga”, promovido pela Área Arqueológica do Freixo, em Marco de Canaveses, concluiu o seu primeiro semestre de atividade com um "balanço muito positivo", destacando-se pelo trabalho de proximidade com comunidades locais, instituições e com o público sénior da região do Tâmega e Sousa.

Redação

Lançado no início de 2025, o projeto tem como objetivo aproximar a população da Área Arqueológica do Freixo (Tongobriga), classificada como Monumento Nacional, promovendo uma nova relação com o património arqueológico através da partilha e atualização de conhecimento.

Durante os primeiros seis meses, o projeto envolveu mais de mil participantes idosos, oriundos de lares, centros de dia e instituições de cariz social, proporcionando momentos de contacto direto com o património, incluindo a exibição do documentário “Genius Loci: o Espírito do Lugar” e a apresentação de materiais arqueológicos, tanto originais como réplicas.

Esta abordagem permitiu alcançar pessoas que, por diversas razões, ainda não conheciam ou apenas conheciam parcialmente Tongobriga, criando uma ligação emocional e cultural com um património com quase dois milénios de história.

O projeto avança agora para a segunda metade de 2025, com o objetivo de concluir a sua atividade até ao final de 2026, abrangendo os 11 concelhos da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Segundo os promotores, o acesso ao conhecimento e à herança cultural não deve ser condicionado por distâncias geográficas ou barreiras de outra natureza, sendo o “REconhecer Tongobriga” um contributo significativo para o reencontro da comunidade com a sua história.