logo-a-verdade.svg
Paços de Ferreira
Leitura: 2 min

Caminhada do Guerreiro promove património histórico da Citânia de Sanfins

No próximo dia 25 de maio, vai realizar-se a “Caminhada do Guerreiro da Capital Castreja”, uma iniciativa organizada pelo grupo Os Trilhos de Sanfins são Fixes, com o objetivo de divulgar e valorizar o património histórico da Citânia de Sanfins e do Museu Arqueológico local.

Redação

O percurso a realizar corresponde ao PR1-PFR – Trilho da Citânia de Sanfins, com cerca de 8 km de extensão, num percurso circular de dificuldade média e um desnível aproximado de 300 metros. A concentração está marcada para as 8h20 junto ao Museu Arqueológico da Citânia de Sanfins, com início da caminhada previsto para as 8h30. O final deverá ocorrer entre as 11h30 e as 12h00.

Durante o trilho, os participantes poderão explorar locais de elevado valor histórico e cultural, como a própria Citânia de Sanfins – incluindo o núcleo familiar, os banhos públicos e as muralhas – assim como a Calçada Romana, Vila Cova, Vilar, Bouçamonte, Vista Alegre e o marco geodésico do Sr.ª da Guia.

A participação na caminhada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. A organização recomenda apenas o uso de calçado confortável, boa disposição e vontade de aprender. Cada participante é responsável pela sua segurança pessoal ao longo do percurso.

Esta caminhada temática pretende incentivar o conhecimento da história local através do contacto direto com o território, promovendo simultaneamente a prática de atividade física em contacto com a natureza.