Entre janeiro e maio foram emitidas 8.641 licenças para construção e reabilitação habitacional, refletindo a retoma da atividade no setor. No mesmo período, o número de fogos licenciados em construções novas cresceu 36,3%, totalizando 17.120 novas habitações.
No entanto, o consumo de cimento no mercado nacional registou uma quebra de 2%, fixando-se em 1.654 milhares de toneladas, face ao valor registado no período homólogo de 2024.
Em sentido contrário, o montante de novo crédito à habitação concedido pela banca, excluindo renegociações, aumentou 39,6%, atingindo os 9.124 milhões de euros até maio.
A taxa de juro do crédito à habitação registou uma descida, fixando-se nos 3,57% em maio, menos 99 pontos base do que no mesmo mês do ano anterior.
O valor mediano da habitação, determinado para efeitos de avaliação bancária, teve uma valorização homóloga de 17,1%, impulsionada por uma subida de 21,1% nos apartamentos e de 10,4% nas moradias.
Na análise regional, destaque para o Algarve, onde foram licenciados 1.713 fogos em construções novas nos 12 meses terminados em maio de 2025, mais 5% do que os 1.639 alojamentos licenciados no período homólogo.
Relativamente à tipologia das novas habitações licenciadas, 24% correspondiam a T0 ou T1, 37% a T2, 27% a T3 e 12% a T4 ou superior.
Estes dados refletem uma dinâmica positiva no setor da construção habitacional, ainda que com sinais de desaceleração nalguns indicadores relacionados com o consumo de materiais.