logo-a-verdade.svg
Educação e Escolas
Leitura: 3 min

Portugal envia 15 jovens (três da região) para o EuroSkills Herning 2025

Portugal participa, de 9 a 13 de setembro, na 9.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões – EuroSkills Herning 2025, na Dinamarca, com uma comitiva de 15 jovens profissionais apurados na 46.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões, que decorreu em novembro de 2024, no Europarque, em Santa Maria da Feira.

Redação

Os participantes portugueses vão competir em 13 profissões: Ar Condicionado e Refrigeração; Cabeleireiro; Controlo Industrial; Desenho Técnico – CAD; Fresagem CNC; Instalações Elétricas; Mecatrónica; Padaria; Restaurante e Serviço de Bar; Robótica Industrial; Soldadura; Tecnologia Automóvel; e Web Development.

Durante os três dias da competição, os jovens demonstrarão as suas capacidades e talentos, assim como as vantagens da formação profissional em termos de mercado de trabalho e empregabilidade.

Para o Secretário de Estado Adjunto e do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, “a formação profissional é da máxima importância e nós temos que passar uma mensagem que sem a formação adequada nenhum de nós é capaz de exercer um trabalho com qualidade e produtividade”.

O presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Domingos Lopes, destacou que a formação profissional é “mais imediata e dá acesso ao mercado de trabalho, com boas numerações e com bons rendimentos”, acrescentando que esta aposta visa valorizar o mercado de trabalho e as profissões.

Em 2025, Portugal celebra 75 anos desde que organizou o 1.º Campeonato Internacional das Profissões, em 1950, iniciativa que conduziu à criação da WorldSkills International, atualmente com 89 países membros. Para assinalar a data, em novembro, Portugal vai receber a WorldSkills 1950/2025 Commemorative Edition, replicando as seis profissões da primeira edição, com componentes presenciais e digitais.

Os Campeonatos das Profissões são considerados o equivalente aos Jogos Olímpicos para o mundo das profissões, e os 15 jovens portugueses participarão como “atletas de alta competição”, representando o país ao mais alto nível.

No último Campeonato Europeu, em 2023, Portugal alcançou o 7.º lugar no ranking de países, conquistando três medalhas de prata, duas de bronze e seis de excelência.

Da região, destaque para a presença de Diogo Pinto, de Lousada, e Loris Sgroj, de Celorico de Basto, na profissão de robótica industrial, do CENFIM - Amarante. Já Nelson Ribeiro, de Felgueiras, vai representar o país na profissão de Controlo Industrial, pelo CENFIM - Amarante.