Segundo a Polícia de Segurança Pública (PSP), no dia 1 de agosto, uma funcionária que efetuava a limpeza do parque de estacionamento encontrou um saco com várias peças de ouro e comunicou o achado ao responsável de vigilância, que, por sua vez, informou a PSP.
Uma equipa de patrulha deslocou-se de imediato ao local e recolheu as peças, bem como todos os dados fornecidos pelos dois trabalhadores. Através da secção de perdidos e achados e da esquadra de investigação criminal do Comando Distrital da PSP de Coimbra, foram realizadas diligências para apurar as circunstâncias da ocorrência e identificar os proprietários.
O sistema de videovigilância do parque permitiu identificar um veículo que esteve junto ao local onde foi encontrado o saco. As diligências seguintes levaram à localização dos proprietários, um casal de idosos residente em Coimbra, a quem o ouro foi devolvido após comprovarem a titularidade.
Segundo a PSP, verificou-se que um dos elementos do casal tinha esquecido o saco no parque ao entrar no automóvel.
A PSP destacou o “exemplo de cidadania e honestidade” dos dois funcionários, que permitiu um desfecho feliz, e reforçou conselhos de segurança: não transportar bens de valor ou grandes quantias de dinheiro, guardar artigos de valor em locais seguros e não deixar bens à vista no interior dos veículos, guardando-os na bagageira antes de chegar ao local de estacionamento.