logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 4 min

AD Baião apresentou plantel para nova época: “Estou muito contente com a equipa que temos”

Emblema baionense apresentou 21 jogadores e empatou com o Marco 09 em jogo de preparação. Treinador Luisinho diz que AD Baião “tem de demonstrar dentro de campo” que é candidato.

A AD Baião apresentou, esta quarta-feira, 20 de agosto, o plantel sénior que vai disputar a Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AF Porto). 

No Estádio do Prenhô, perante várias centenas de adeptos, o clube revelou um grupo de 21 jogadores, dos quais 11 são reforços. 

A equipa técnica é totalmente nova: Luisinho, ex-Vilaverdense, assume o comando, com Marcelo Oliveira como adjunto e Léo responsável pelos guarda-redes.

Após a cerimónia, os baionenses realizaram um jogo de preparação frente ao Marco 09, da Liga 3, que terminou empatado a uma bola. O golo do Baião foi apontado por Hélder Miranda, no início da segunda parte.

No final, Luisinho considerou que o encontro “foi um teste positivo” para a equipa e mostrou-se agrado com o desempenho evidenciado a poucos dias do arranque oficial da temporada.

“Foi o nosso primeiro teste em casa, junto dos adeptos. Sentimos a equipa um pouco nervosa nos primeiros minutos, o que é natural, porque estamos a iniciar uma nova época. No geral, foi um teste positivo, que nos permite perceber onde precisamos de melhorar. O resultado, nesta fase, é o menos importante. Claro que queremos sempre ganhar, mas a nível coletivo gostei, e acho que estamos no caminho certo”, afirmou.

Sobre o plantel, Luisinho sublinhou estar “muito contente” com o grupo à disposição, que conjuga continuidade com novas caras, mas reconheceu que o mercado “ainda está aberto” e que “tudo o que vier para ajudar é bem-vindo”.

“Temos um plantel bastante competitivo, com jogadores que ficaram do ano passado e reforços que vieram ajudar, juntando experiência e juventude”, vincou.

Quanto aos objetivos, recusou rótulos definitivos, lembrando que a Divisão de Elite é “muito competitiva” e conta com várias equipas reforçadas. 

“Se somos candidatos ou não, temos de demonstrar dentro de campo”, afirmou, acrescentando que o planeamento realizado desde o início dá confiança ao clube para lutar pelos lugares cimeiros.

A AD Baião estreia-se no campeonato, a 7 de setembro, em casa, diante do SC Freamunde, adversário também apontado à subida. 

Luisinho encara o desafio com naturalidade: “Se não fosse agora, seria mais à frente. Tocou-nos uma grande equipa, como outras que há. Jogamos em casa e o fator casa pode ser determinante, mas temos de ser melhores dentro de campo”.

A AD Baião vai disputar a Série 1 da Divisão de Elite AF Porto, que integra ainda outros clubes da região como São Lourenço do Douro e Várzea do Douro (Marco de Canaveses), Freamunde, Citânia de Sanfins e Águias de Eiriz (Paços de Ferreira), Termas de São Vicente e Rio de Moinhos (Penafiel), Nun'Álvares (Paredes) e Lagares (Felgueiras). 

A estes juntam-se ainda Leverense e D. Sandinenses (Vila Nova Gaia) Gens (Gondomar), Valonguense e Sobrado (Valongo) e Roriz (Santo Tirso).