logo-a-verdade.svg
Baião
Leitura: 3 min

Baião celebrou o 25 de abril e alertou para as ameaças à liberdade

Um encontro marcado pela evocação dos valores conquistados em Abril e pelo alerta para as ameaças à liberdade e aos princípios que estiveram na origem do movimento que derrubou o fascismo em Portugal.

Redação

Realizou-se, no dia 25 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Sessão Comemorativa do 51.º Aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974. As celebrações contaram com a presença de uma comitiva oficial do Município de Cormeilles-en-Parisis - cidade francesa geminada com Baião, composta pelo presidente da Câmara Municipal, Yannick Boëdec, pela vice-presidente, Nicole Lanaspre, pela vereadora Sandra Teixeira e pela conselheira Agnès Remy Louison.

Foi guardado um minuto de silêncio em homenagem ao Papa Francisco, falecido no dia 21 de abril, a quem foram feitas referências por parte de todos os intervenientes, enaltecendo o seu “bom exemplo” no quadro daqueles que são os valores fundamentais do 25 de Abril e da vida em sociedade. 

Autarcas destacaram ameaças à liberdade

Intervieram, como habitualmente, o presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, a porta-voz do PSD, Ana Raquel Azevedo, e o porta-voz do PS, Paulo Ferraz. 

Além da evocação dos valores conquistados com a “Revolução dos Cravos” e das alterações profundas que provocou na sociedade portuguesa, foram feitas referências ao período crítico que se vive, num quadro não apenas nacional, mas também mundial, que se apresenta como um retrocesso civilizacional a vários níveis. 

Também a ascensão de novos líderes mundiais que fazem perigar os valores essenciais da condição humana, as ameaças à Democracia e a facilidade de manipulação que as redes sociais proporcionam, mereceram o sublinhado dos intervenientes, que, em face desses sinais, fizeram apelos ao maior envolvimento cívico, de todos, mas em particular das novas gerações, para que possamos continuar a celebrar Abril.

Houve, também, lugar a momentos musicais alusivos ao 25 de Abril por Rita Barreto (viola de arco) e Pedro Silva (clarinete), que interpretaram temas emblemáticos de Zeca Afonso, inseparáveis do período revolucionário no nosso país.  

A sessão solene contou com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere, terminando com a interpretação, em uníssono, do Hino Nacional.