Num desporto, muitas vezes, marcado por estereótipos, onde a força masculina parece falar mais alto, Rafaela Barbosa, natural de Paredes, ergueu o título de campeã europeia. Aos 19 anos, a paredense sagrou-se Campeã Europeia de Kickboxing, num campeonato que decorreu em Malta, de 10 a 12 de abril.
A história começou cinco anos antes deste pódio e tem sido a “persistência e força de vontade” que a têm levado a perseguir os sonhos na modalidade. “Tudo começou quando um dia, quando fui a um treino de natação, ia a caminhar e vi, pela janela, um grupo de pessoas a treinar. Fiquei fascinada. Toda a gente dizia que eu tinha força, que devia experimentar. E foi isso que fiz, sem saber bem ao que ia”, recorda.
Sem influência de uma família que “não tinha o hábito de praticar exercício físico”, Rafaela deu os primeiros passos no kickboxing aos 14 anos. As influências surgiram, mais tarde, já a praticar a modalidade, através dos treinadores e colegas. “Sempre me incentivaram a competir e a ir mais longe”, garante.