logo-a-verdade.svg
Baião
Leitura: 3 min

Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião arrancou com presença do Secretário de Estado

O certame, que decorre até domingo, 6 de abril, destaca os sabores da região e proporciona momentos de animação e de convívio.

Redação

Acompanhado pelo Grupo de Bombos da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião, o executivo municipal visitou e apresentou cumprimentos a todos os expositores presentes na abertura oficial da 19.ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, que decorre na Feira do Tijelinho.

Este ano, o certame contou com a presença de um membro do Governo, o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, que no discurso de inauguração destacou uma "mostra magnífica", num concelho "muito particular".

O Secretário de Estado deixou a garantia de que o Governo tem procurado "responder às necessidades destes territórios", porque acredita que "a coesão territorial é muito importante".

Silvério Regalado não tem dúvidas de que é necessário dotar os autarcas locais com instrumentos financeiros para poderem "responder às populações e ao tecido associativo, que é extremamente importante no desenvolvimento dos territórios. Por isso, o meu compromisso é olhar para estes territórios, para as pessoas e para quem os representa, para que possam ser dotados de instrumentos para responder com políticas que vão ao encontro das necessidades. Esta feira é um bom exemplo", sublinhou.

A acompanhar a visita aos expositores estiveram, também, o presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, vereadores do executivo, outros autarcas, dirigentes associativos, responsáveis de coletividades locais, técnicos e colaboradores do município.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, destacou os produtores e os restaurantes como a "essência deste evento" que ainda tem "margem de crescimento". Paulo Pereira garantiu que iniciativas como a feira do fumeiro são um "estímulo para continuar a fazer mais e melhor", aproveitando o momento para agradecer a José Lima e à equipa que o acompanha, responsáveis pela organização.

O autarca lembrou que, no âmbito da estratégia de promoção do território, para atrair pessoas a Baião, uma "dificuldade" sentida em 2005, o concelho tornou-se um dos municípios da região "com maior oferta em termos de camas, desde o alojamento local ao hotel de cinco estrelas, o primeiro município certificado como destino turístico sustentável, mas ainda há um caminho pela frente de desenvolvimento", concluiu.

A Feira Stock Off, que decorre em paralelo com a Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, numa organização da Associação Empresarial de Baião, com o apoio da Câmara Municipal, foi também visitada pela comitiva.