A unidade integra um Centro de Diagnóstico Integrado, consultas de saúde oral, podologia, diagnóstico pneumológico e radiologia digital. A construção do edifício representou um investimento de 3,5 milhões de euros, financiado por fundos do PRR, Portugal 2030 e orçamento municipal.
A obra faz parte de um investimento global de 13,5 milhões de euros no setor da saúde no concelho, que inclui também a construção e requalificação de outras unidades de saúde nas freguesias de Termas de São Vicente, Penafidelis, Três Rios, Paço de Sousa, Vale do Tâmega, Rio de Moinhos e Abragão.
Por enquanto, os serviços da USF de São Martinho continuam a funcionar no edifício atual. A Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa é agora responsável por equipar e organizar o novo espaço. A mudança definitiva será anunciada assim que estiverem reunidas todas as condições necessárias.
A nova unidade localiza-se junto à Central de Transportes e à entrada da autoestrada, num ponto considerado estratégico para facilitar o acesso da população e melhorar a resposta dos cuidados de saúde primários no concelho.