logo-a-verdade.svg
Resende
Leitura: 4 min

Rota N222 homenageou Pedro Matos Chaves em Resende

A Rota N222 prestou homenagem ao ex-piloto Pedro Matos Chaves, esta terça-feira, num evento realizado na sede da organização, em Caldas de Aregos, Resende. A iniciativa celebrou a ligação familiar e afetiva do bicampeão nacional de ralis e ex-piloto de Fórmula 1 à região do Douro.

Redação

O evento decorreu junto ao marco do Km 97 da EN222, atravessando a estrada que liga Vila Nova de Gaia à fronteira com Espanha, no concelho de Vila Nova de Foz Côa. A cerimónia incluiu um percurso simbólico entre Resende e Lamego, onde Pedro Matos Chaves percorreu alguns dos cenários mais emblemáticos do Douro Vinhateiro, recordando memórias de juventude ligadas à região.

Na chegada a Caldas de Aregos, o ex-piloto recebeu uma placa de homenagem e um kit oficial da Rota N222, na presença de amigos e personalidades ligadas à sua carreira, que se estende por quatro décadas.

Durante a cerimónia, conduzida pelo jornalista Ricardo S. Araújo, Pedro Matos Chaves evocou a sua ligação à EN222 e às paisagens do Douro:

“Sempre que regresso ao Douro sinto uma ligação muito especial, não só pelas memórias, mas também porque esta estrada é única. As minhas primeiras memórias da EN222 são de 1972, quando fazia essa estrada ao lado do meu avô e do meu pai. Era uma aventura! Mais tarde, as vindimas em Ventozelo foram uma parte importante da minha juventude. Eu e os meus primos descíamos o caminho de terra já dentro da quinta numa carrinha Bedford de caixa aberta. Foi esse trabalho nas vindimas que me ajudou a financiar os primeiros passos no karting, nos anos 80. Hoje, como dantes, ninguém fica indiferente a esta região. O Douro tem esta magia de cativar pela beleza, pela gastronomia, pelas suas gentes e tradições. Tive o privilégio de viajar muito e ver muita coisa ao longo da minha carreira, nos diferentes continentes. Mas a EN222 é, sem dúvida, uma das estradas mais bonitas do mundo.”

Para Nuno Inácio, presidente da Rota N222, a homenagem a Pedro Matos Chaves reforça a ligação da estrada a figuras de projeção internacional:

“O Pedro levou o nome de Portugal às mais altas competições internacionais e faz todo o sentido reconhecermos a ligação dele ao Douro e à EN222. Queremos associar esta estrada a figuras que, nas respetivas áreas, mostraram o que Portugal tem de melhor.”

A Rota N222 tem como missão valorizar o território e criar ligações entre as comunidades dos nove concelhos atravessados pela estrada: Vila Nova de Gaia, Castelo de Paiva, Cinfães, Resende, Lamego, Armamar, Tabuaço, São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa. Recorde-se que a EN222 ganhou projeção internacional em 2015, quando foi eleita a melhor estrada do mundo para conduzir pela Avis.

Natural do Porto, Pedro Matos Chaves destacou-se em várias modalidades automobilísticas. Venceu o Troféu Toyota Starlet (1985), foi vice-campeão nacional (1986) e campeão britânico de Fórmula Ford (1987), além de campeão britânico de Fórmula 3000 (1990). Em 1991, participou no Campeonato do Mundo de Fórmula 1, na pré-qualificação de 13 Grandes Prémios com a Coloni. Posteriormente, competiu na Fórmula Indy Lights nos EUA e Canadá, conquistando uma vitória em Vancouver. Nos ralis, sagrou-se bicampeão nacional (1999 e 2000) e representou equipas oficiais da Toyota e Renault em Portugal. Conquistou ainda o Campeonato de Espanha de GT e é atualmente coordenador desportivo do Clio Trophy Portugal, promovido pela Renault.