De acordo com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, os candidatos receberam por email a informação sobre a faculdade e curso atribuídos e devem agora proceder à matrícula e inscrição.
2.ª fase de candidaturas já começou
Em paralelo, arranca hoje a 2.ª fase de candidaturas ao ensino superior, que decorre até 03 de setembro. Os resultados serão divulgados a 14 de setembro.
Para esta fase, estão já disponíveis 11.513 vagas sobrantes da 1.ª fase. A estas juntam-se ainda os lugares libertados por estudantes que não efetuem matrícula ou que desistam, sendo essas vagas publicadas apenas em 02 de setembro no site da Direção-Geral do Ensino Superior (www.dges.gov.pt).
Nesta altura, será também possível alterar uma candidatura já submetida.
Quem pode concorrer
Podem candidatar-se à 2.ª fase:
-
Estudantes que não conseguiram colocação na 1.ª fase;
-
Estudantes que, apesar de colocados, pretendem mudar de curso;
-
Alunos colocados na 1.ª fase que não tenham realizado matrícula e inscrição.
No entanto, o ministério sublinha que, caso os alunos já matriculados consigam uma nova colocação nesta fase, a matrícula e inscrição feitas na 1.ª fase serão anuladas.
Menos colocados do que no ano passado
Segundo dados oficiais, mais de 43 mil estudantes garantiram lugar em universidades e politécnicos nesta 1.ª fase, o que representa uma diminuição de 12,1% em relação a 2024.
As instituições de ensino superior públicas têm agora até ao final desta semana para concluir o processo de matrícula dos novos alunos, ao mesmo tempo que preparam a receção aos estudantes que venham a ingressar na 2.ª fase.