Este ano, há um aumento de 643 lugares face a 2024, distribuídos por mais de 1.100 cursos em 34 instituições de ensino superior. O concurso inclui o regime geral de acesso e concursos locais, como os destinados a cursos artísticos.
Os candidatos interessados devem submeter a candidatura online, sendo obrigatória a posse da ficha ENES (com as classificações do ensino secundário e das provas de ingresso) e uma senha de acesso, que pode ser solicitada no site da DGES.
Para candidatos emigrantes, lusodescendentes ou estudantes que pediram substituição das provas de ingresso por exames estrangeiros, o prazo de candidatura termina mais cedo, a 28 de julho.
Os resultados da 1.ª fase serão divulgados no dia 24 de agosto, e os estudantes colocados terão de efetuar a matrícula entre 24 e 28 de agosto. Seguem-se duas fases adicionais de colocação: a 2.ª fase decorre de 25 de agosto a 3 de setembro (com resultados a 14 de setembro), e a 3.ª fase terá lugar entre 23 e 25 de setembro, com divulgação dos resultados a 1 de outubro.
Este processo representa um passo fundamental para milhares de jovens no acesso ao ensino superior público em Portugal.