logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 3 min

AIMMP organiza participação de Portugal na feira de colónia para segmento office

Sete empresas portuguesas do setor do mobiliário vão representar a indústria nacional na ORGATEC 2026, feira internacional dedicada ao segmento profissional e soluções para espaços de trabalho, que decorre de 27 a 30 de outubro em Colónia, na Alemanha.

Redação

 A comitiva portuguesa é organizada pela AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal.

A comitiva nacional integra as marcas ARCHYI., Cadeinor, Fenabel, MBN Group, More Contract, TemaHome e X8 Solutions Group, reunindo competências em mobiliário profissional, soluções colaborativas, assentos e projetos à medida. A iniciativa insere-se no projeto de internacionalização Inter Wood & Furniture, apoiado por fundos europeus através do COMPETE 2030 e Portugal 2030, que procura reforçar a presença do país num setor focado na flexibilidade, inovação e funcionalidade dos novos ambientes de trabalho.

Resposta às novas exigências dos espaços de trabalho

A participação portuguesa visa dar resposta à evolução dos modelos de trabalho, que exigem soluções capazes de conciliar produtividade, conforto e identidade. As empresas nacionais apresentam propostas para escritórios, ambientes colaborativos, hotelaria e restauração, integradas sob a marca "MADE IN PORTUGAL naturally".

Em declarações sobre a iniciativa, o presidente da AIMMP, Vítor Poças, sublinha a relevância estratégica da presença em Colónia para o setor nacional: «A transformação dos espaços de trabalho está a criar novas oportunidades para a indústria do mobiliário. Portugal tem empresas com conhecimento técnico, capacidade produtiva e competências de design para responder a estes desafios. A participação na ORGATEC permite-nos apresentar essa diversidade e reforçar o posicionamento da fileira portuguesa num segmento internacional onde a inovação, a funcionalidade e a capacidade de adaptação são cada vez mais relevantes.»

Diversidade de propostas da indústria nacional

As sete marcas portuguesas presentes na feira alemã cobrem diferentes valências do setor:

  • ARCHYI.: Apresenta a linha "Aurora", focada em ambientes de trabalho colaborativos orientados para a concentração e criatividade.

  • Cadeinor: Leva a Colónia soluções de mobiliário contemporâneo e adaptável para os mercados europeu e africano.

  • Fenabel: Empresa especializada em cadeiras de madeira, com capacidade produtiva de 15 mil unidades por mês, apresenta propostas para escritórios, setores contract e de saúde.

  • MBN Group: Apresenta coleções próprias e soluções de produção OEM com base na sua unidade industrial de 12 mil m².

  • More Contract: Marca focada nos segmentos de hotelaria, restauração e navios de cruzeiro, com sistemas de assentos modulares.

  • TemaHome: Apresenta soluções de mobiliário contemporâneo e de arrumação vocacionadas para empreendimentos de grande escala e hotelaria.

  • X8 Solutions Group: Leva ao evento a sua produção especializada em mobiliário e estofos em madeira, combinando métodos tradicionais e tecnologia.

A representação empresarial insere-se no programa de internacionalização da AIMMP, associação nacional que representa as indústrias de base florestal (exceto celulose, papel e cortiça), um setor cujas exportações ultrapassam os 3 mil milhões de euros anuais.