logo-a-verdade.svg
Penafiel
Leitura: 0 min

Penafiel lança concurso para construção de nova avenida entre Santa Marta e Bustelo

A Câmara Municipal de Penafiel lançou o concurso público para a construção de uma nova avenida de ligação entre a rotunda de Santa Marta (EN15) e a EN320, na direção de Bustelo (Rua Abílio Miranda).

Redação

A obra foi recentemente aprovada em reunião do executivo municipal e insere-se na estratégia de melhoria da mobilidade urbana no concelho.

Com uma extensão aproximada de 600 metros, a nova via irá estabelecer uma ligação direta entre a Variante do Cavalum e a EN320, contribuindo para a redução do tráfego no centro da cidade e para uma circulação mais fluida, segura e sustentável.

Segundo o presidente da câmara municipal, Antonino de Sousa, esta intervenção representa "a conclusão da Variante do Cavalum, 30 anos depois". O autarca destaca que a nova avenida irá beneficiar o acesso a zonas residenciais e a vários equipamentos importantes, como o Estádio Municipal 25 de Abril, a zona industrial n.º 2, hipermercados e a autoestrada A4. Trata-se, sublinha, de um “investimento estratégico” que visa responder às necessidades actuais e preparar o concelho para um desenvolvimento urbano mais qualificado.

O projeto contempla a construção de duas vias, interligadas por uma rotunda a meio do percurso, bem como a criação de uma nova rotunda na ligação à EN320. Estão também previstas obras de alargamento da estrada existente, com a construção de muros de suporte e instalação de infraestruturas essenciais, como redes de água, saneamento e iluminação pública.

A nova via pretende reconfigurar a mobilidade na zona este do concelho, reforçando a conectividade e promovendo um crescimento urbano planeado.