A operação teve lugar na zona de Leiria, no seguimento de uma investigação iniciada em abril deste ano, centrada numa empresa com sede em Gondomar.
A investigação contou com a colaboração das autoridades aduaneiras espanholas e teve início após suspeitas sobre a importação, por parte da referida empresa, de mais de 25 toneladas de areia sanitária para gatos, proveniente do Brasil. A carga, que tinha como destino o desalfandegamento no Freixieiro – Matosinhos, acabou por ser descarregada em Vigo, Espanha, o que levantou suspeitas às autoridades locais.
Foram realizados exames laboratoriais a alguns dos sacos transportados, tendo sido detetada a presença de cocaína num deles. A partir daí, as autoridades portuguesas e espanholas mantiveram a carga sob vigilância até à sua chegada a um armazém no Bombarral. Foi neste local que os dois suspeitos, considerados os destinatários da mercadoria, foram detidos em flagrante delito.
Os detidos, de 48 e 50 anos, um dos quais residente em Oeiras e com antecedentes criminais ligados a este tipo de crime, são suspeitos de integrarem uma rede internacional de tráfico de estupefacientes.
O Laboratório de Polícia Científica da PJ irá proceder agora a exames periciais para apurar com exatidão a quantidade de droga presente, tendo em conta que o método utilizado exige um processo de filtragem da areia. Contudo, com base nas análises preliminares e na concentração de droga detetada, estima-se que a cocaína apreendida ultrapasse os 200 quilos.
Os dois indivíduos serão presentes ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto para primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.