Uma iniciativa a nivel nacional, este congresso organizado pelo Município de Cinfães convidou vários agentes da região para assistir aos debates e conversas levados a cabos por especialistas. Cibersegurança e ciberespaço, territórios seguros, RGPD´s e RGPC´s, inteligência artificial, ética, transparência no território e geopolítica foram alguns dos tópicos principais abordados durante este evento.
O presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, explicou a razão que motivou a criação desta iniciativa: “Sentimos que, cada vez mais, temos de proteger as nossas instituições, empresas, e serviços públicos, assim, achamos por bem juntar este congresso denominado de Segurança e Integridade Digital”.
A autarquia reforça que convidou “todos os serviços públicos e instituições que lidam com dados e sistemas informáticos dentro do concelho”, bem como todos os munícipes interessados. Dando-lhes a oportunidade de “ouvir diretamente da boca dos peritos, o potencial, mas também os perigos ou riscos do mundo digital, e que estratégias é que nós todos aqui no território, podemos usar para nos protegermos e usufruirmos deste potencial”.
Temas “atuais que condicionam a nossa economia, segurança, integridade e privacidade”, Armando Mourisco admite que este congresso “superou as nossas expectativas”, conseguindo reunir um total de 200 inscritos.