logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 4 min

Performar’te da Cercimarco celebrou talento e inclusão no Marco de Canaveses

A segunda edição da Mostra de Atividades Performativas – Performar’te decorreu esta quarta-feira, 14 de maio, no Emergente Centro Cultural, no Marco de Canaveses, reunindo oito instituições da região para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, assinalado oficialmente desde 2023.

Redação

O evento, promovido pela CERCIMARCO, pretende dar palco às capacidades artísticas de pessoas com deficiência intelectual, através da dança, canto e representação.

“A Performar’te foi criada precisamente para celebrar o dia 10 de maio, que passou a ser o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual. O nome diz tudo: são artes performativas, e o objetivo é mostrar o talento destas pessoas”, explicou César Fernandes, membro da Direção da CERCIMARCO.

A iniciativa contou com a participação da instituição anfitriã, a CERCIMARCO, e de mais sete entidades: CACI/Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães; CERCIMARANTE; Associação Portas P’rá Vida; APADIMP; CERCIFEL; Associação de Solidariedade Social de Espadanedo e CACI de Chavães e Mesquinhata da Santa Casa da Misericórdia de Baião.

Uma tarde de emoções e talento

“A adesão é excelente, as performances são espetaculares. Como disse o Diamantino, é algo que nos enche o ser: do olhar ao coração, do coração à alma”, descreveu César Fernandes, visivelmente emocionado com a entrega dos participantes.

A tarde ficou marcada por um ambiente de forte envolvimento comunitário e de celebração. “O ambiente foi fantástico. Já na primeira edição foi assim. Isso deve-se não só ao talento dos artistas, mas também ao trabalho diário das instituições, dos seus colaboradores e direções, que preparam estes momentos com muito profissionalismo e dedicação”, salientou o responsável.

A realização da Performar’te tem um propósito de sensibilização para a inclusão e para o combate ao preconceito ainda existente na sociedade, tal como explica César Fernandes: “Queremos quebrar barreiras e afastar preconceitos que infelizmente ainda existem. Felizmente, o talento das pessoas com deficiência começa a ser reconhecido como um dado adquirido. E foi isso que foi demonstrado nesta tarde”.

A Performar’te surge como uma extensão do evento “Mãos com Arte”, também promovido pela CERCIMARCO, mas dedicado às artes plásticas, como a pintura e a escultura, realizado em dezembro, por ocasião do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. “Estas iniciativas são importantes para dar visibilidade ao que estas pessoas são capazes de fazer. E esperamos continuar a ter o apoio das instituições, da comunidade e, essencialmente, da Câmara Municipal para que mais eventos como este possam acontecer”, concluiu. 

Agradecimentos e reconhecimento

No encerramento do espetáculo, foi feito um agradecimento especial às instituições participantes e aos parceiros que tornaram o evento possível, nomeadamente o Emergente Centro Cultural, a Câmara Municipal de Marco de Canaveses, a Santa Casa da Misericórdia do Marco, a Polícia Municipal e o jornal A Verdade.

“Muito obrigada pela vossa presença nesta segunda edição do Performar’te! Uma salva de palmas para todas as instituições participantes!”, foi a mensagem final dirigida ao público e aos artistas.

Consulte alguns dos melhores momentos deste evento

CERCIMARCO:

CACI/Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães

CERCIMARANTE

Associação Portas P’rá Vida

APADIMP

CERCIFEL

Associação de Solidariedade Social de Espadanedo

CACI de Chavães e Mesquinhata da Santa Casa da Misericórdia de Baião