logo-a-verdade.svg
Economia e Negócios
Leitura: 3 min

Tarifas: Associação quer EUA no ‘top três’ do destino do calçado português até 2030

APICCAPS aponta ao reforço do mercado norte-americano, onde as exportações já duplicaram. Felgueiras marca forte presença na MICAM, em Milão, com 11 marcas.

Redação

A associação dos industriais do calçado português (APICCAPS) quer ver os Estados Unidos da América (EUA) entre os três principais destinos das exportações nacionais até ao final da década, numa altura em que as vendas para este mercado já duplicaram.

O anúncio foi feito este domingo, 7 de setembro, na feira MICAM, em Milão, Itália, onde Portugal reforçou a sua posição como um dos principais ‘players’ mundiais. Ao todo, estão presentes 39 marcas nacionais, incluindo 11 oriundas de Felgueiras, representando oito empresas do concelho, consolidando o estatuto deste território da região do Tâmega e Sousa como verdadeira capital do calçado em Portugal.

Exportações para os EUA duplicaram na última década

“Estamos sempre dependentes da evolução dos mercados internacionais, mas na última década nós duplicámos as nossas exportações para os EUA”, afirmou Paulo Gonçalves, porta-voz da APICCAPS, destacando que o novo acordo aduaneiro entre a União Europeia e os EUA cria condições mais favoráveis para Portugal.

Este acordo estabelece uma tarifa de 15% sobre os produtos europeus, significativamente inferior às aplicadas a outros países concorrentes: Índia e Brasil (50%), China (30%) e México (25%).

“Na cena competitiva internacional nós até ficámos relativamente bem posicionados”, reforçou o responsável, sublinhando que Portugal pode agora ganhar terreno face a grandes ‘players’ mundiais.

Oportunidades e riscos para Portugal

Apesar do cenário positivo, Paulo Gonçalves alertou que o reforço das exportações por parte de outros mercados poderá alterar equilíbrios, sendo “um efeito colateral impossível de avaliar com exatidão”.

Também presente no certame, o secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, mostrou-se otimista quanto à competitividade do setor nacional, assegurando que “esta não é altura de desinvestir no mercado norte-americano, antes pelo contrário”.

Felgueiras em destaque na MICAM

A presença de Felgueiras na feira é particularmente relevante: 11 marcas do concelho expõem as suas novas coleções Primavera-Verão 2025, apostando em propostas que conciliam design, conforto, sustentabilidade e qualidade, valores que têm sustentado a imagem internacional do calçado português.

Este reforço confirma a centralidade de Felgueiras na fileira do calçado, setor que emprega milhares de trabalhadores e é um dos motores da economia local e regional.

Números do setor do calçado português

  • Primeiro semestre de 2025: aumento de 3,7% em valor das exportações, totalizando 843 milhões de euros;

  • 36 milhões de pares exportados, mais 5,4% face a 2024;

  • Ano 2024: exportações do cluster atingiram 2.147 milhões de euros;

  • Produção nacional: 80 milhões de pares em 2024, dos quais 68 milhões foram exportados (1.724 milhões de euros);

  • Destinos: mais de 170 países, sendo Belize o mercado mais recente;

  • Plano Estratégico 2030: investimento previsto de 600 milhões de euros.

A MICAM, que celebra este ano a sua 100.ª edição, conta com mais de mil marcas e espera cerca de 42 mil visitantes, consolidando-se como um dos palcos de referência mundial para a promoção do calçado.